A Câmara de Ribeira de Pena e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega vão pÎr em marcha uma série de medidas para melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde.

Para fixar médicos, a autarquia está disponível a pagar casa aos clínicos.

A decisão surgiu na sequência de uma reunião entre os dois organismos, no final da semana passada, e depois de o presidente da Câmara, Agostinho Pinto, ter denunciado à comunicação social que a extensão de saúde de Cerva não estava a dar resposta às solicitações dos mais idosos e que o médico de família que saíra em Junho do ano passado ainda não tinha sido substituído.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega (ACSAT), Nuno Vaz, que solicitou a reunião com o autarca, garante que a situação \"não tem a gravidade com que foi pintada\", nomeadamente por alguns utentes que falaram aos meios de comunicação social, e que, em média, nos últimos dois anos, cada utente da extensão teve uma consulta por mês. No entanto, admite que tem de haver outro tipo de organização no sentido de o serviço poder responder de forma mais eficaz.

Marcação por telefone

Na reunião, ficou decidido, por exemplo, que se irá promover uma campanha de sensibilização junto dos utentes para que, sempre que possível, façam marcações das consultas por telefone, para evitar concentrações, como acontece, sobretudo aos dias de feira.

Além disso, ficou também acordado que a Unidade Móvel de Saúde, uma parceria entre autarquia e ministério da Saúde, passe a fazer o acompanhamento de doentes diabéticos e hipertensos que residam nas freguesias mais distantes da extensão de saúde de Cerva. Por outro lado, a Câmara comprometeu-se a disponibilizar transporte para utentes de \"duas ou três freguesias\" mais longínquas, que passarão a ter dias certos de atendimento.

Em termos de funcionamento da própria extensão e para facilitar o acesso, ficou acordado que os serviços passarão do primeiro andar para o rés-do-chão do edifício.

De acordo com Nuno Vaz, se todas estar medidas não forem suficientes, será novamente aberto um concurso público para contratar mais um médico de família. \"Tendo em conta que Cerva é uma vila do interior, o que poderá ser pouco atractivo, o presidente da Câmara de Ribeira de Pena está disponível para criar incentivos à fixação, nomeadamente facilitando a habitação\", explicou o coordenador dos Centros de Saúde do Alto Tâmega.



PARTILHAR:

Problemas de funcionamento

PIDDAC