Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
A barragem da Burga no Vale da Vilariça tem uma fuga

Problemática barragem obriga a acionar reserva estratégica no Vale da Vilariça

Lusa em Qua, 29/06/2022 - 10:54

A problemática barragem da Burga no Vale da Vilariça tem uma fuga que obrigou a recorrer, em ano de seca, à reserva estratégia de água do regadio daquela que é das férteis zonas agrícolas do Nordeste Transmontano.

Há vários anos que os agricultores reclamam o aumento da capacidade da barragem que rega o chamado bloco da Burga e este ano, com menos água devido à seca, apresenta um problema acrescido que impede as descargas em pleno para a conduta de rega.

A solução foi acionar a barragem do Salgueiro, uma reserva de água estratégica, que está a ser a salvação neste ano de seca, em que a falta de chuva obrigou a recorrer ao regadio mais cedo, como disse à Lusa o presidente da Associação de Regantes do Vale da Vilariça, Fernando Brás.

A barragem do Salgueiro funciona através de uma estação elevatória com custos e energia, mas, para o presidente da associação, “o que é caro é não ter água” num vale com pomares, fruteiras, vinhas, olivais e hortícolas, que precisam da rega.

O regadio do Vale da Vilariça, que se estende pelos concelhos de Vila Flor, Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, é compostos por três blocos, servidos pelas barragens da Burga, Santa Justa e Ribeiro Grande e Arco.

A da Burga é a que se tem revelado mais problemática e este ano, além do armazenamento abaixo do expectável, tem o problema de, quando a água descarrega com mais pressão para a conduta de rega, também vai para a descarga de fundo.

Acresce que a comporta da descarga de fundo, que deita a água para a ribeira, tem uma fuga, como explicou Fernando Brás.

Segundo disse, no próximo fim de semana, técnicos da direção regional de agricultura vão ao local analisar a situação e apontar soluções.

A solução, entretanto, encontrada pela associação de regantes foi seccionar a meio o perímetro, com a Burga a regar a montante e a barragem do Salgueiro a garantir água a jusante.

Ao regar uma área menor, como explicou, a pressão da água não é tanta e evita-se o desperdício da fuga detetada.

Há cerca de “um mês e meio” que a Vilariça está a recorrer à reserva estratégica do Salgueiro, que simultaneamente está também “a ajudar a barragem de Santa Justa, pois este ano também tem “algum défice de água e não daria para satisfazer as necessidades de toda a campanha”.

O problema de fundo é o facto da Burga não armazenar água suficiente para o perímetro que está a servir, salientou o presidente da associação, reclamando que seja lançado “rapidamente” o projeto de execução do alteamento da barragem, que, há mais de um ano, tem um financiamento de 9,3 milhões de euros assegurado para ser executado pelas Câmaras de Vila Flor e Alfândega da Fé.

“O que é lamentável é que estes processos não avancem, cada mês que se perde pode ser mais um ano perdido”, afirmou.

O alteamento irá aumentar a capacidade de armazenamento atualmente de um milhão e meio de metros cúbicos e que devia ser “de mais de dois milhões” para o perímetro que tem que regar, segundo o dirigente.

Além do alteamento da barragem da Burga estão ainda aprovados investimentos para uma nova barragem na ribeira do Cerejal e para a ampliação da área regavel da barragem de Santa Justa, que totalizam 11 milhões e euros.

O regadio do Vale da Vilariça tem cerca de 800 beneficiários com culturas nos mais de 2.400 hectares já existentes.

O plano que deu origem às barragens existentes começou a ser pensado na década de 1960 pelo chamado “pai” da agricultura transmontana, Camilo Mendonça, que projetou o complexo agroindustrial do Cachão e a maioria das infraestruturas que servem o setor.


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Alfândega da Fé
Celmira Macedo, do “racismo” ao sistema de ensino para 650 milhões de pessoas

Celmira Macedo sofreu o estigma de ser ‘retornada’, viu-se segregada por professores e alunos e sofreu dois acidentes vasculares cerebrais quando vivia “a 300 km/h”, circunstâncias que transformou num projeto premiado internacionalmente que pode ensinar 650 milhões de pessoas.

Alfândega da Fé
Alfândega de Fé perde habitantes apesar do aumento de natalidade

A PORDATA, base de dados de Portugal contemporâneo, disponibiliza os 54 indicadores-chave do município de Alfândega da Fé, sendo possível comparar, de forma simples e imediata diversos temas, como a densidade populacional, a educação, a saúde, entre outros, e a sua evolução em quase uma década, entre 2010 e 2018.

Alfândega da Fé
Japonês com sotaque transmontano - Padre Jaime Coelho

Nasceu em Soeima (Alfândega da Fé) e está no Japão há 44 anos, após abraçar a vida missionária. Com um longo...


+ Entrevistas

Alfândega da Fé
O céu não é o limite para Maria

Maria sagrou-se a primeira MasterChef Júnior de Portugal devido à sua simpatia e, claro, ao imenso talento que possui. Mas a grande vencedora tem muitas outras paixões que vão bem para além da cozinha…

Dia Internacional da Mulher
Alfândega da Fé
Um exemplo de Mulher

Para celebrar este dia, 8 de março, o DTM decidiu entrevistar uma das grandes mulheres do Norte, Celmira Macedo, que pelos seus exemplos de força, coragem e determinação, se destaca num mundo tipicamente masculino, mas que é cada vez mais delas, por mérito próprio.


+ Galerias

Património a Norte
PAN apresentado em Salamanca
Festa da Cereja 2018
Festa da Cereja 2017

+ Vídeos


16 de maio de 2020
Alfândega da Fé

Opinião

Retrato de parafita
Alexandre Parafita
A aventura infernal de ser Professor hoje
10/08/2022
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Teremos outra oportunidade?
01/08/2022
Retrato de Teresa
Teresa A. Ferreira
A impotência é revoltante
31/07/2022
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Voar
29/07/2022

+ Vistas (últimos 15 dias)

GNR desmantela rede de tráfico de droga
// Miranda do Douro
Despiste em Carrazeda de Ansiães com sete feridos, 5 graves e 2 ligeiros
// Carrazeda de Ansiães
Dois mortos em acidente com moto 4 em Valpaços
// Valpaços
Choque frontal em Miranda do Douro provoca seis feridos
// Miranda do Douro
Guardia Civil pede ajuda para identificar dupla de Portugueses
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de luis
Luis Ferreira
Retrato de Preto
Ana Preto
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Retrato de brito
João Carlos Brito
Retrato de Angela
Ângela Bruce
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de marta
Marta Liliana
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes