Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Lívia de Melo estuda também a primeira gramática produzida por uma mulher de 1786

Investigadora da UTAD estuda as primeiras gramáticas portuguesas e brasileiras

Lusa em Seg, 15/06/2020 - 20:04

Uma investigadora da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) está a estudar gramáticas produzidas em Portugal e no Brasil, entre finais do século XVIII e início do XIX, e recolher informações para a história do ensino da língua portuguesa.

Lívia de Melo, estudante do doutoramento em Ciências da Linguagem e investigadora do Centro de Estudos em Letras (CEL), está, segundo anunciou hoje em comunicado a universidade instalada em Vila Real, a estudar as gramáticas produzidas em Portugal no final do século XVIII e as primeiras gramáticas produzidas no Brasil no início do XIX.

De acordo com a academia, o objetivo é recolher “informação relevante para a história do ensino da língua portuguesa, à data, nos dois lados do império”.

“As gramáticas revelam as ideias linguísticas e pedagógicas que predominavam em Portugal no ensino da língua portuguesa, pelo que quisemos descrever e analisar essas ideias, a fim de verificar como era o ensino em Portugal e como essas metodologias foram levadas para a implementação do ensino no Brasil”, afirmou a investigadora.

A mudança da família real para o Brasil aconteceu em 1808, onde permaneceu até 1821, tendo estabelecido na cidade do Rio de Janeiro a capital do Império. Essa mudança, segundo Lívia de Melo, teve impacto em todo o contexto socioeconómico e cultural brasileiro, nomeadamente o educacional.

Foi também, acrescentou, uma forma de consolidar o ensino da língua portuguesa e estimular a produção de novas gramáticas no Brasil, dando origem ao “nascimento de uma linguística brasileira”.

“A metodologia utilizada nesta investigação segue os pressupostos da historiografia linguística, de analisar o texto no seu contexto, estudando uma a uma as gramáticas, e procurando compreender o contexto histórico e educacional em que foram escritas, assim como os objetivos dos respetivos autores e a avaliação dos críticos da época”, explicou a investigadora.

A investigação está a ser orientada pelo Prof. Dr. Gonçalo Fernandes, da UTAD, coorientada pelo Prof. Dr. Ricardo Cavaliere, da Universidade Federal Fluminense.

Até ao momento foram descritas quatro das 10 gramáticas em estudo.

Exemplos destas são a primeira gramática filosófica portuguesa, de Bernardo de Lima e Melo Bacelar, de 1783, que inaugura o “iluminismo linguístico” na gramaticografia portuguesa.

A investigadora apontou outra obra “raríssima e quase desconhecida” da autoria de uma religiosa educadora do Mosteiro das Visitandinas, a primeira gramática produzida por uma mulher, voltada exclusivamente para o ensino feminino em Portugal, com publicação em 1786.

Lívia de Melo disse que da análise destas obras foram já obtidos dados importantes e ainda “pouco explorados no campo da historiografia linguística”, mas, acrescentou, será “ainda necessário desenvolver um estudo específico das políticas educacionais implantadas nos dois lados do império, ou seja, um estudo da legislação portuguesa para o ensino regular, e a aplicação desta no Brasil”.


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Vila Real
Vila Real perde população, aumenta o turismo e atrai empresas

Os dados estatísticos da PORDATA revelam que Vila Real aumentou o número de empresas não financeiras, unidades hospitalares e alojamentos turísticos.


+ Entrevistas

Vila Real
"A música é quase como uma oração para me proteger"

“Entrevista com Diogo Seixas mais conhecido pelo nome artístico D-Lay, é um rapper Vilarealense, que desde muito jovem teve um gosto enorme pela musica. 

Vila Real
Rui Santos promete regressar em 2020, melhor que em 2019.

“Somos a mais pequena de todas as organizações completamente amadora a fazer um circuito com estas caraterística numa prova FIA, o segredo é isso a paixão o amor e é também a qualidade que colocamos na organização deste evento”, Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real.

Vila Real
“A minha grande escola de vida foi o jornalismo”

Natural de Sabrosa, doutor em Cultura Portuguesa e mestre em Ciências da Comunicação, a Alexandre Parafita é-lhe escasso o tempo para ser tanta coisa, como professor, escritor, etnógrafo e jornalista, entre várias outras. 


+ Galerias

Caloirada aos Montes
50º Circuito Int. de Vila Real
Rock Nordeste 2019
Mouços - Srª da Pena - Vila Real
5º infowine.forum

+ Vídeos


Vídeo Promocional de Vila Real
Vila Real
Vila Real
Vila Real
Reino Maravilhoso
Alvão e Marão
Linha do Corgo  - Reportagens de 1960 a 1980
Linha do Corgo, de 1960 a 1980

Opinião

Retrato de luis
Luis Ferreira
O ano de todos os desejos
23/01/2021
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Os Saberes
23/01/2021
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Podemos devolver 2021? Também veio com defeito 
20/01/2021
Retrato de brito
João Carlos Brito
“Do rio Canhona pr’a lá, manda quem lá está!”
20/01/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

Mulher de 70 anos encontrada morta dentro de uma lagoa em Cércio
// Miranda do Douro
Atleta de Mirandela cai inanimado e morre durante jogo de Basquetebol
// Mirandela
PSP investiga assalto violento a casal de comerciantes em Chaves
// Chaves
Homem de 64 anos morre em acidente com trator em Vila Real
// Vila Real
Recluso condenado há 15 dias por violação fugiu da cadeia de Bragança
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Retrato de marta
Marta Liliana
Retrato de brito
João Carlos Brito
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de magda
Magda Borges
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes