Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Concentração de Trabalhadores em Greve.

Credores votam hoje plano de insolvência da produtora de cogumelos

Lusa em Qui, 30/01/2020 - 12:08

Os credores da produtora de cogumelos Sousacamp votam hoje o plano de insolvência, que prevê a saída de 90 trabalhadores da principal empresa, a Varandas do Sabor, do grupo transmontano sediado em Benlhevai, Vila Flor.

A Assembleia de Credores realiza-se no Tribunal de Vila Flor às 14:00h.

A Assembleia de Credores está marcada para hoje à tarde no tribunal de Vila Flor, no distrito de Bragança, e vai debater e votar mais uma proposta para viabilizar o maior produtor ibérico de cogumelos, adquirido em dezembro pela gestora de capital de risco CoRe Equity.

A proposta contempla uma “redução necessária ao quadro de pessoal” de cerca de 90 colaboradores, provenientes sobretudo dos setores da produção/colheita da unidade de Paredes, disse à Lusa o administrador judicial do processo de insolvência da Sousacamp, Bruno Costa.

De acordo com o administrador judicial, será dada “primazia absoluta a acordos de rescisão por mútuo acordo, assegurando-se o pagamento integral e imediato da totalidade dos créditos laborais que correspondam a cada colaborador”.

Bruno Costa afirmou estar “otimista” quanto à aprovação pelos credores do plano de insolvência da Varandas de Sousa, que viabilizará a entrada de novo capital e investimentos previstos, que considera “novos e decisivos”, nas unidades produtivas, que deverão superar os 10 milhões de euros”.

Conforme explicou à Lusa o administrador judicial, o emagrecimento previsto da unidade industrial de Paredes resulta da “reorganização industrial” traçada para “otimizar a atividade” do grupo e que passa por suspender a produção naquela fábrica e concentrá-la nas duas outras unidades detidas pela Sousacamp em Benlhevai e Vila Real.

Como resultado, a unidade de Paredes “continuará a centralizar os setores de embalamento e expedição do grupo”, o que “garante a manutenção de mais de 100 postos de trabalho”, disse.

À Lusa, Bruno Costa Pereira destacou a “complexidade” do percurso de recuperação do grupo Sousacamp, desde logo pelo facto de se ter passado já “quase um ano desde a data de declaração de insolvência e um ano e meio desde que o grupo se apresentou ao PER [Processo Especial de Revitalização]”, que acabaria por ser chumbado.

Bruno Costa Pereira salienta que, apesar desta reorganização industrial, o grupo Sousacamp “continuará a garantir o emprego direto de mais de 350 colaboradores em Portugal, os quais assegurarão níveis de produção similares ou mesmo superiores aos que, historicamente, eram conseguidos no conjunto das três fábricas”, num ganho de eficiência “indispensável para assegurar o futuro”.

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu em meados de dezembro passado luz verde à compra da Varandas de Sousa pela gestora de capital de risco CoRe Equity.

A falência do BES, no verão de 2014, marcou o início da queda do grupo, com sede no concelho de Vila Flor, em Benlhevai. O banco financiou o "braço" industrial da Sousacamp, que estava a construir uma unidade produtiva de cogumelos exóticos e outra de transformação de cogumelos em conserva (em lata e congelados), em Vila Real, tornando-se no principal credor da Varandas de Sousa, com uma dívida de 60 milhões de euros.

Foto: António Pereira


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Vila Flor
Antiga escola do Vieiro pode acolher Graça Morais

Junta de Freixiel está a negociar com a pintora para que a sua arte decore espaço multifunções do Vieiro

O...

Vila Flor
«Santuário recebe peregrinos após caminhada nocturna»

Tal como o “Diário de Trás-os-Montes” noticiou numa edição anterior, no passado dia 15 de Agosto, dia em que o povo...

Vila Flor
Escritor transmontano a residir em Lisboa

António Modesto Navarro, nascido em 3 de Fevereiro de 1942 em Vila Flor, evidencia toda a arte literária através do...


+ Entrevistas

Vila Flor
Artistas vão ser importantes para se superar “trauma coletivo”

A pintora Graça Morais considera que os artistas "vão ter um papel muito importante ao oferecer uma dimensão criativa para ajudar a ultrapassar o trauma coletivo", provocado pela pandemia covid-19.


Opinião

Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Anquanto ls abiones nun daprénden outra beç a bolar
05/06/2020
Retrato de barroso
Barroso da Fonte
Academia de Letras completa dez anos
05/06/2020
Retrato de luis
Luis Ferreira
E a culpa vai ser das galinhas
04/06/2020
Retrato de igreja
Manuel Igreja
O Azeiteiro
02/06/2020

+ Vistas (últimos 15 dias)

Um morto e um ferido ligeiro em despiste em Valpaços
// Valpaços
Detido inspetor das Finanças de Bragança suspeito de corrupção
// Bragança
Homem de 35 anos gravemente ferido em acidente de trator
// Mesão Frio
Governo admite reabrir fronteiras de Montalegre durante “algumas horas”
// Montalegre
Clínica Telmo Moreno reabriu hoje
// Bragança

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de barroso
Barroso da Fonte
Retrato de Duarte
Duarte Mairos
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes