Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
O Tua em Mirandela deixou varias viaturas submersas

Douro galga margens no Pinhão e atinge bares

Lusa em Sex, 20/12/2019 - 11:47

O rio Douro galgou hoje as margens no Pinhão, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e entrou em quatro bares da zona ribeirinha, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros voluntários.

Carlos Pereira referiu que o “rio transbordou as margens e, pelo menos, quatro bares já estão com água”.

Segundo o comandante, atingiu ainda os ‘stands’ de venda de bilhetes para os barcos turísticos que se encontram na zona do cais fluvial do Pinhão.

“Isto às vezes é também um pouco por teimosia das pessoas que estão alertadas, mas que acham que o rio não vai subir e à última hora é que andamos aqui a tentar tirar as coisas”, referiu.

O responsável disse ainda que os bombeiros e elementos da Proteção Civil Municipal ajudaram também a retirar os carros que estavam estacionados naquela zona.

Carlos Pereira referiu que as previsões de quinta-feira apontavam para que o caudal do Douro chegasse “aos passeios”, mas não que “galgasse os passeios e a estrada”, como veio a acontecer, havendo alguns sítios em que se estende já por cerca de “seis a sete metros”.

Os afluentes do Douro, como o rio Tua, estão também, neste momento, a debitar muita água.

Várias viaturas submersas e inumeras inundações na zona verde e em garagens é o resultado da subida do caudal do Rio Tua em Mirandela.

Segundo fonte dos bombeiros de Mirandela, no distrito de Bragança, a subida do caudal do rio, que galgou as margens esta madrugada, provocou estragos em duas viaturas, que acabaram por ficar submersas.

A presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, avançou que o nível das águas do rio Tua estava já “a baixar" pelas 15:30.

"Registamos um abaixamento no caudal do rio de cerca de 120 centímetros, depois de o rio ter galgado as margens, junto à zona ribeirinha da cidade, durante a madrugada. A situação tende a normalizar, caso as condições climatéricas não se agravem", disse a autarca.

Mais abaixo do Pinhão, em Peso da Régua, o rio já submergiu os estabelecimentos localizados no cais fluvial, um bar e uma loja de artesanato, que já se encontravam vazios.

As atenções das autoridades centram-se agora na Avenida do Douro, a primeira artéria a ser afetada se o rio continuar a subir, podendo condicionar esta via de ligação a Mesão Frio.

A passagem da depressão Elsa, em deslocação de norte para sul, provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou 70 pessoas desalojadas, registando-se até à manhã de hoje mais de 6.200 ocorrências.

Num balanço feito à agência Lusa cerca das 09:00 de hoje, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que foram registadas 6.237 ocorrências desde quarta-feira, afetando em especial os distritos de Porto, Viseu e Lisboa.

O responsável destacou como ocorrências principais as quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas. O mau tempo provocou também danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave) 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima. Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte durante a tarde.

O IPMA alertou para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal no sábado, em especial o Norte e o Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 120 km/hora nas terras altas.

Segundo o IPMA, os efeitos da depressão Fabien não deverão ter em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, prevendo-se uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Trás-os-montes
Caretos de Trás-os-Montes no Festival Internacional da Máscara Ibérica

Este ano Trás-os-Montes esteve bem respresentado no Festival Internacional da Máscara Ibérica que se realizou mais uma vez em Lisboa, com uma dezena dos mais representaivos grupos de caretos. 

Trás-os-montes
Dedos Biónicos, dez anos de “sangue, suor e lágrimas” e conquistas

Cassete Pirata, Chinaskee & os Camponeses, Surma, Homem em Catarse, Galo Cant´às Duas, The Orb e Veer são, apenas, alguns dos nomes que irão atuar em Bragança até ao final do ano.

Trás-os-montes
Lítio português na mira dos investidores com acelerar da mobilidade elétrica

O interesse pelo lítio português despertou em 2016, ano em que deram entrada 30 novos pedidos de prospeção e...


+ Entrevistas

Trás-os-montes
"Sou um sonhador..."

Depois da sua estreia em 2017 com a exposição fotográfica intitulada "Intrépido", o autor macedense António Sérgio Strecht regressa um ano depois ao Clube de Bragança com uma nova mostra artística a preto e branco, de nome "Resiliente".  

Trás-os-montes
Visita de Marcelo a Trás-os-Montes foi “maravilhosa”

No segundo dia da iniciativa “Portugal Próximo”, o Diário de Trás-os-Montes conseguiu uma entrevista em exclusivo com a figura mais requisitada do momento, o "Presidente dos Afectos", Marcelo Rebelo de Sousa.
 

Túnel do Marão
Trás-os-montes
Segurança a top no Túnel do Marão

Na sua primeira visita guiada ao Túnel do Marão, o DTM entrevistou o Coordenador de Obra daquele que é o empreendimento mais aguardado pelos transmontanos nas últimas décadas. 


+ Galerias

I Volta ao Nordeste em Bicicleta
Nevão em Trás-os-Montes
2º Portugal de Lés-a-Lés
Marcelo Portugal Próximo (3º dia)
Marcelo Portugal Próximo (2 dia)
Marcelo Portugal Próximo (1 dia)

+ Vídeos


Máscaras (Noémia Delgado, 1976)
Máscaras 1976
Trás os Montes
Paisagens Transmontanas
Inauguração do Túnel do Marão
Túnel do Marão em números
Especial Territórios Trás os Montes
Territórios de Trás-os-Montes
Transmontanos - Documentário
Trás-os-Montes e a desertificação

Opinião

Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Antes do socorro, a prevenção: dar a palavra à ciência
05/03/2020
Retrato de bj
Batista Jerónimo
E, Depois do Conselho de Ministros (CM), o que fica?
03/03/2020
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Interior vê a luz ao fundo do túnel
01/03/2020
Retrato de igreja
Manuel Igreja
O Vírus
28/02/2020

+ Vistas (últimos 15 dias)

Presidente da República realçou o que Portugal tem de melhor entre os Caretos de Podence
// Macedo de Cavaleiros
MP acusa de prevaricação ex-presidente de junta e ex-tesoureira em Moncorvo
// Torre de Moncorvo
Idosa encontrada carbonizada em casa sem indícios de fogo
// Bragança
Moncorvo lamenta ter ficado de fora de "Governo Mais Próximo"
// Torre de Moncorvo
Mogadouro reivindica medidas concretas para desenvolvimento do território
// Mogadouro

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de barroso
Barroso da Fonte
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de marta
Marta Liliana
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Retrato de ana
Ana Soares
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes