Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Espécia de abutre Grifo-de-rüppell ('Gyps rueppellii')

Espécie “rara” de abutre avistada pela Palombar em Mogadouro

Lusa em Ter, 12/11/2019 - 15:04

 Investigadores da Palombar, uma associação transmontana que se dedica à conservação da natureza, registou a presença de um "raro" grifo-de-rüppell ('Gyps rueppellii'), em Bruçó, no concelho de Mogadouro, revelou hoje à Lusa o biólogo, José Pereira.

"Trata-se de uma espécie de ave rupícola (grifo/abutre) que se encontra ameaçada no mundo, tendo sido registada a sua presença, num campo de alimentação para aves necrófagas em Bruçó, em Pleno Parque Natural do Douro Internacional [PNDI]", indicou o técnico da Palombar.

Os técnicos constataram que o avistamento do abutre havia sido registado por câmaras de armadilhagem fotográfica no passado dia 19 de junho, num campo de alimentação para aves necrófagas em Bruçó, no concelho de Mogadouro, gerido pela Palombar, no âmbito do projeto "LIFE Rupis".

"A Palombar confirmou que se tratava de um indivíduo da espécie 'Gyps rueppellii', tendo consultado outros especialistas em abutres, que deram igualmente um parecer afirmativo, corroborando que, de facto, se trata de um grifo-de-rüppell", frisou José Pereira.

Segundo vários especialistas envolvidos no projeto, devido às "alterações climáticas que se verificam e à progressiva 'africanização' do clima na Península Ibérica, muitas espécies de aves africanas parecem estar a colonizar este território, incluindo alguns abutres".

Em setembro de 2018,a Palombar anunciava o avistamento, também no PNDI, de uma outra "espécie rara", uma águia-imperial-ibérica, igualmente no âmbito do projeto "LIFE Rupis".

Segundo o biólogo, esta espécie encontra-se principalmente na África central e habita sobretudo na savana aberta e árida, em áreas semi-desérticas, em zonas limites do deserto e em zonas de montanha.

Apesar de ainda não existirem registos definitivos que comprovem a ocorrência de reprodução dessa espécie na Europa, o grifo-de-rüppell tem sido avistado com cada vez mais frequência na Península Ibérica, acreditam os técnicos ligados à conservação da natureza.

"O grifo-de-rüeppell é uma espécie de abutre africana que chegou ao Douro Internacional", vincou José Pereira.

Para os ambientalistas e técnicos da conservação da natureza, a Europa poderá passar a ter uma quinta espécie de abutre "ameaçada globalmente" no seu território.

Segundo esta associação, os campos de alimentação para aves necrófagas "são fundamentais para assegurar a conservação de espécies de aves com hábitos alimentares necrófagos".

"Isto porque uma das principais ameaças que estas aves enfrentam é a falta de disponibilidade de alimento, a qual foi agravada com a chamada crise das 'Vacas Loucas', que levou a que as carcaças de gado não pudessem mais ficar no campo. Esta sempre foi a principal fonte de alimentação das aves necrófagas ", indicam estudos da Palombar.

O projeto Life Rupis, lançado há cerca de quatro anos por nove entidades ibéricas ligadas à conservação da natureza no Douro Internacional, apresenta resultados "positivos", nomeadamente no reforço da população de aves como a águia-perdigueira e o britango.

O projeto teve início em julho de 2015 e tem uma duração de quatro anos, estando dotado com um financiamento de 3,5 milhões de euros, comparticipado a 75% pelo programa LIFE da União Europeia e cabendo os restantes 25% aos nove parceiros envolvidos.

Os parceiros envolvidos neste projeto são a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Associação Transumância e Natureza, Palombar, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Junta de Castilla y León, Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, Vulture Conservation Foundation, EDP Distribuição e GNR.

Foto: DR


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Mogadouro
A Fogueira do Galo de Castelo Branco, Mogadouro

Algumas tradições são tão antigas, que já se apagaram na memória dos povos os significados, motivos e gestos, dos...


+ Galerias

Desfile Caretos
Mogadouro em Flor

Opinião

Retrato de igreja
Manuel Igreja
O mundo da jovem Greta
09/12/2019
Retrato de luis
Luis Ferreira
Só coisas más acontecem
09/12/2019
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Coesão territorial IV
06/12/2019
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Racismo a rodos
28/11/2019

+ Vistas (últimos 15 dias)

EDP vai vender barragens de Miranda do Douro, Picote e Bemposta
// Miranda do Douro
Quinta do Bill lançaram hoje a música “olhem os Caretos”
// Macedo de Cavaleiros
Quinta do Bill criam hino aos Caretos de Podence
// Macedo de Cavaleiros
Equipa de investigadores do IPB vence mais um prémio
// Bragança
Concorrência notificada da compra do produtor dos cogumelos 'Varandas de Sousa'
// Vila Flor

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de luisbastos
Luís Mota Bastos
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de ana
Ana Soares
Retrato de Duarte
Duarte Mairos
Retrato de Moreira
Nuno Moreira
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de luis
Luis Ferreira
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes