Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início

Não é Natal para os trabalhadores da Casa do Douro

Retrato de igreja
Manuel Igreja

Não é Natal para os trabalhadores da Casa do Douro

É um verdadeiro chover no molhado, alguém escrever ou dizer que a região do Douro sofre de abandono e de desconhecimento acerca dos seus reais anseios e problemas por parte de quem dentro e fora dela manda. Então nos últimos anos, à medida que a celebram e a visitam para usufruto das coisas muito boas que ela proporciona, mais a esquecem passados que são os seus limites territoriais. Dá-se-lhes uma branca no miolo, diriam os de antigamente.

A título de exemplo, um só, mesmo que outros existam para amostra, trago a terreiro o problema dos trabalhadores da Casa do Douro a quem neste tempo de Natal, por certo bem amargas vão saber as rabanadas, pois não estou a ver que a quem não tenha sido pago o salário durante todo um ano, tenha assim grande disposição material e moral para receber com agrado o Pai Natal. Cada qual saberá de si, mas a lógica das coisas assim o diz como facilmente se entende, mesmo que aqui neste caso se refira algo sem ponta dela e muito menos de justiça.

Se não, que dizer de uma situação em que uma instituição em tudo comparada a pública pelos seus estatutos e pelos seus serviços, que não paga os ordenados a parte dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que a outra parte deles os recebe por estar a cargo nesse contexto do ministério da Agricultura? Para o bem e para o mal, a Casa do Douro foi ao longo de mais de seis décadas o braço armado do poder central na região do Douro, fazendo-lhe fretes muitas vezes mais a jeito dele do que da Lavoura propriamente dita, por isso, não merecia ter sido descartada conforme foi e é.
O seus trabalhadores, então, muito menos. Não cometeram crime que justifique tamanho castigo, a não ser calhar o de não terem sabido a devido tempo fazer valer os seus direitos e a força da sua razão, mais não fosse através da razão da força. Nada justifica que sejam vítimas de estratégias insondáveis que visam a politica da terra queimada em relação a uma instituição que já foi forte entre os fortes mesmo a nível nacional, mas que teve o azar de poder ser obstáculo a muitos interesses instalados e a instalar.

Terá andado mal em muitas coisas, e deu largamente as costas para levar com o pau, pôs-se a jeito, mas os que a servem como forma do seu sustento e de mais as suas famílias, não têm culpa. Estão pois a ser acima de tudo sofredores de uma enorme injustiça. Obviamente que ao não ter disponibilidade de tesouraria para lhes pagar o seu empregador não pode cumprir com as suas obrigações, mas aqui não se trata de um problema similar ao de infelizmente tantos outros por esse país afora. Não há um qualquer patrão que faliu porque quis ou porque não soube gerir. Estamos perante uma situação em que os poderes públicos com responsabilidades directas no assunto, assobiam para o lado e seguem adiante. Ao longo de quase vinte anos, torneou-se o problema da Casa do Douro, andou-se em círculo, prometeu-se amiudadamente a luz ao fundo do túnel mas permitiu-se que o breu se instalasse. Mais uma vez, o mar bateu na rocha e quem se lixou foi o mexilhão.

Chegamos então a este Natal a uma situação inconcebível, injusta, e de abandono por parte de todos, Quase ninguém a não ser os directamente envolvidos falam do que se passa. Nem os meios de Comunicação Social, mormente as televisões sempre tão lestas a noticiar este tipo de factos, lhe dão a devida cobertura. Primam pela ausência. Não lhes interessa a coisa, porque a coisa, julgam eles, a poucos importará. È o que valemos cá no Douro vinhateiro, pois isto anda tudo ligado como dizia o outro.

Eis pois então como sendo o Natal quando um Homem quer, para os trabalhadores da Casa do Douro este ano não vai haver consoada. Quando muito, haverá animais no presépio.

Partilhar
Facebook Twitter

+ Crónicas


As vessadas
Publicada em: 20/02/2021 - 14:07
As rogas
Publicada em: 15/02/2021 - 09:49
Andar aos cestos
Publicada em: 06/02/2021 - 15:27
A nova idade das trevas
Publicada em: 31/01/2021 - 09:51
Os Saberes
Publicada em: 23/01/2021 - 12:57
O boneco de neve
Publicada em: 16/01/2021 - 14:24
Os bárbaros andam à solta
Publicada em: 08/01/2021 - 18:41
O Abraço ( conto de Ano Novo)
Publicada em: 31/12/2020 - 17:16
O boneco de madeira ( Conto de Natal)
Publicada em: 19/12/2020 - 15:15
O Caso SEF
Publicada em: 11/12/2020 - 19:23
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • …
  • seguinte ›
  • última »

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Timor 45 anos depois
25/02/2021
Retrato de Preto
Ana Preto
Das palavras que nos desqualificam
23/02/2021
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Olhares e paisagens
23/02/2021
Retrato de luis
Luis Ferreira
Salas virtuais
21/02/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

ASAE encerra Continente de Vila Real
// Vila Real
Salvou uma raposa e ganhou companhia diária ao jantar em Oleiros
// Bragança
Alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços
// Valpaços
Minas de ferro de Moncorvo exportam primeiras 50 mil toneladas para a China
// Torre de Moncorvo
Homem encontrado morto na rua em Bragança
// Bragança

Publicidade Google

CRONISTAS

Retrato de Guerra
Luis Guerra
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de brito
João Carlos Brito
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de ana
Ana Soares
Retrato de magda
Magda Borges
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes