Segunda edição do "Fly-In Careto Air Show" concede a António Sá a oportunidade de concretizar um sonho que esteve em modo de espera durante meio século, o sonho de saltar de paraquedas.

 

O "Careto Air Show" fez voar este fim de semana até à capital nordestina mais de uma centena de aeronaves, vindas de todo o país e, inclusive, de Espanha. O festival aéreo fez as delícias de centenas de pessoas, entre crianças, jovens e suas famílias, que se deslocaram ao Aeródromo Municipal com o intuito de admirarem os céus azuis brigantinos pintados de branco por voos acrobáticos, testemunharem os saltos de paraquedas e tentarem a sua sorte numa prezada oportunidade de poderem ser escolhidos para voarem pela primeira vez. E apesar do calor, a opinião entre a multidão era consensual, referindo-se a este festival como “um evento que vale realmente a pena”.

Após o sucesso da primeira edição em 2016, este ano o Fly-In contou com a extraordinária participação da Patrulha Acrobática YAKSTARS. Mas a tarde de sábado ficou, ainda, marcada pela entrada em cena dos caretos paraquedistas, num momento em que três paraquedistas saltaram de uma aeronave trajados de caretos, uma figura típica do nordeste transmontano que empresta o nome ao festival aéreo brigantino.

Contudo, o maior destaque do dia 5 de agosto foi mesmo para um octogenário, natural da freguesia de Agrobom, concelho de Alfândega da Fé, mas residente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB), a quem lhe foi presenteada a oportunidade de concretizar um sonho que esteve em standby durante meio século. “Estou há espera deste momento mais ou menos desde os 30 anos, quando comecei a sentir aquilo que seria voar através dos pássaros, observando-os”, recordou António de Sá Bastião Ferreirinha, para quem o salto de paraquedas em queda livre representa “bem mais que uma aventura”.

 

Parco em palavras, o idoso de 80 anos confessou que “bem gostava de me expressar de outra maneira, mas a emoção fala mais alto e faz verter as lágrimas aos grandes homens”.

 

Reconhecendo algum “normal” nervosismo, também a ansiedade ia-se lentamente apoderando da sua coragem insuspeita e, enquanto não saltava, lá ia dizendo do alto das suas 80 primaveras, que “bem gostava de me expressar de outra maneira, mas a emoção fala mais alto e faz verter as lágrimas aos grandes homens”.

Inspirado pelas circunstâncias, António Sá terminou a entrevista conduzida pelo Diário de Trás-os-Montes (DTM), momentos antes de subir a bordo, com uma mensagem poderosa, carregada de simbolismo: “a todos os idosos do mundo, que não tenham medo aos anos, que não deixem morrer o espírito em vós”.

O estreante acabaria por “ganhar asas” por volta das 18 horas através de um salto tandem. O experiente paraquedista Nelson Pereira assumiu o papel de instrutor levando preso a si o novato António Sá com um paraquedas desenvolvido exclusivamente para suportar o peso de duas pessoas. No regresso a terra firme, mais que abalado, emocionado, definitivamente, mais completo e refletindo uns nervos de aço, a verdade é que o salto superou as melhores expetativas do utente da SCMB. “Foi forte, maravilhoso!”, exprimiu um extasiado António Sá, só com pena “que não tivesse  durado mais tempo”. As parcas declarações do jovem de espírito ganharam um outro contorno no seu rosto, já que a sua expressão valia por mil palavras. Rendido ao fascínio de uma pura descarga máxima de adrenalina, António Sá garante que guardará para sempre esta experiência "impossível de esquecer" num lugar muito especial do seu coração.

 

“A todos os idosos do mundo, que não tenham medo aos anos, que não deixem morrer o espírito em vós”, A. Sá

 

“Este ano realizámos o sonho deste senhor de 80 anos que ambicionava saltar de paraquedas desde sempre. Mas já o ano passado tínhamos realizado o sonho de uma senhora de 100 anos e estamos à espera de novos sonhos para o próximo ano”, revelou o multifacetado diretor do Careto Air Show e um dos principais impulsionadores do festival aéreo, Nuno Fernandes, que entre diversos hobbies, interesses e ofícios, acabou por adotar mais um, o facilitador de sonhos.

A segunda edição do Fly-In Careto Air Show que teve lugar a 4, 5 e 6 de agosto foi, também, o ponto de partida para o arranque, no domingo, do 14º Raid Aéreo do Noroeste Ibérico. Organizado pelo AeroClube de Bragança (ACB), em parceria com a Fundación Cielos de León, o objetivo foi, uma vez mais, o de voar pelos céus de Portugal, continuando depois por terras de Espanha até à cidade de León, de forma a aprofundarem-se “as relações Ibéricas, estreitando laços de amizade que possam ser fator de cooperação em áreas como a economia, a indústria e o turismo”.

O mais importante coorganizador do ACB neste evento anual foi, novamente, a Câmara Municipal, que apoiou o festival aéreo com uma diversidade bastante significativa de infraestruturas e uma verba cifrada em 10 mil euros. “Este é um fim de semana recheado de várias iniciativas no concelho e uma delas é, precisamente, o Careto Air Show. Um evento apoiado de forma significativa, financeira e logisticamente, pelo município”, explicou o autarca brigantino à comunicação social na tarde de sábado, sob um sol abrasador que não demoveu do aeródromo uma pequena multidão cada vez mais entusiasta deste género de eventos.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/braganca-ao-rubro-5-e-6-...

 



Galeria de Fotos

SHARE:

Lítio português na mira dos investidores com acelerar da mobilidade elétrica

Concentração motard cobre mirandelenses de orgulho