Vila Pouca de Aguiar vai celebrar o outono no próximo fim de semana com uma mostra que promove a castanha, os cogumelos e o cabrito, produtos que ajudam a desenvolver a economia local, anunciou a autarquia.

A vereadora da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, disse hoje que os três produtos "movem a economia local", a nível dos produtores e famílias do concelho que se dedicam a estas atividades.

Mas são também, destacou, atração turística que levam cada vez mais visitantes à região transmontana.

Por isso mesmo, entre sexta-feira e domingo, estes produtos vão estar destaque na XVII Mostra Gastronómica e na Feira dos Produtos de Outono, que se realizam em Vila Pouca de Aguiar.

O ano de 2017 foi seco, o que originou uma quebra nos cogumelos silvestres e na produção de castanha neste município do distrito de Vila Real.

As perspetivas para 2018 são para uma melhoria na produção, havendo já cogumelos pelos montes e florestas, enquanto a apanha da castanha está atrasada comparativamente com anos anteriores.

Segundo dados da associação florestal e ambiental Aguiarfloresta, entre as centenas de pessoas que fazem apanha de cogumelos silvestres para consumo, há mais de três dezenas de coletores que apanham para venda a transacionadores nacionais e estrangeiros.

De acordo com a associação, prevê-se que 2018 seja "um ano bom", até porque o tempo está menos seco do que o ano passado.

Quanto à castanha, a Aguiarfloresta referiu que a "qualidade parece ser boa" em 2018, no entanto referiu que ainda é prematuro avançar com previsões porque a apanha está um pouco atrasada neste concelho inserido na área da Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela.

Pelo município espalham-se ainda dezenas de produtores de cabra bravia.

A Mostra Gastronómica conta com 12 restaurantes aderentes que vão preparar ementas temáticas à volta de cabrito, castanhas e cogumelos, como, por exemplo, sopa de castanha, rissóis ou pataniscas de cogumelos, cabrito assado com castanhas, arroz de cogumelos, vitela maronesa com castanhas, caldeirada de cabrito com cogumelos, pudim de castanha, pastel de nata recheado com castanhas, pasta e crocante de castanha, doce de míscaros e castanhas assadas.

A Feira de Outono decorre no mercado municipal com a venda dos produtos e ainda atividades paralelas como o atelier "O cogumelo e a castanha em arte", um workshop de culinária de cabrito, castanhas e cogumelos e o concerto protagonizado por Cuca Roseta.

A mostra inclui ainda um magusto popular animado com concertinas e a entronização de confrades na Academia Gastronómica e Cultural da Micologia.

O evento é organizado pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar e a empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).



PARTILHAR:

Detido um homem de 87 anos por posse ilegal de armas

A Federação promete outro evento internacional