ASenhora da Saúde, em S. Lourenço, foi o palco escolhido para a realização do XIII Encontro de Jogos Tradicionais, organizado pela APPACDM. Anualmente, esta iniciativa proporciona às crianças com deficiência mental um dia especial e oferece momentos de competição, lazer e convívio a estes cidadãos "diferentes", criando também um elo de solidariedade para com as pessoas com deficiência mental.

Este encontro juntou cerca de 460 pessoas, entre as quais jovens deficientes mentais e técnicos, que, durante todo o dia, tiveram oportunidade de experimentar as inúmeras actividades programadas, como por exemplo remo indoor, rappel, equitação, saltos na cama elástica, escalada e baile. Foram ainda organizados jogos tradicionais, onde a competição entre os jovens se fazia sentir. O jogo da bola, a tracção da corda, a corrida das carretas e o jogo das cadeiras foram os jogos tradicionais escolhidos pela APPACDM de Sabrosa.

O Centro da APPACDM para deficientes mentais, em Sabrosa, acolhe neste momento 90 jovens. Isto apesar de, durante cerca de 12 anos, a associação ter permanecido "numas instalações sem condições", como explicou ao DTOM Helena Lapa, uma das directoras do Centro. Mas agora todos se "orgulham" das instalações que ocupam há um ano, com "muito melhores condições". No entanto, há ainda o desejo de instalar pólos do centro em alguns pontos do distrito, como Alijó e Vila Pouca de Aguiar, onde existe um número considerável de deficientes mentais.

Segundo Luís Correia, estes jogos "são muito dispendiosos para as instituições". Por isso, a APPACDM contou com o apoio da autarquia local, do Instituto Português da Juventude, da Câmara Municipal de Murça e de vários comerciantes de Sabrosa, que não quiseram deixar de apoiar, com géneros, este dia "tão importante" para este jovens. No entanto, apesar de dispendiosas, "estas actividades valem a pena", explicou Francisco Coevas, outro director do Centro, "pela felicidade estampada no rosto destes jovens".



PARTILHAR:

UTAD dá autêntico «recital»

Certames regionais