As XI Jornadas Luso-Galaicas de Ciência e Desenvolvimento são um seminário anual, organizado conjuntamente pela UTAD e pela Real Academia Galega de Ciências.

\"Estas Jornadas têm por objectivo consolidar as relações científicas entre investigadores da Galiza e de Portugal, permitindo estreitar laços de amizade, conhecer a investigação que se vem desenvolvendo e procurar formas de cooperação\", explicou, em declarações à Agência Lusa, António Vilela de Matos, vice- reitor da UTAD.

Estarão presentes conferencistas quer da Universidade anfitriã, quer das Universidades de Santiago de Compostela e da Universidade de Vigo, entre os quais o reitor desta última, Domingo do Campo.

A UTAD participa nas Jornadas Luso-Galaicas de Ciência e Desenvolvimento desde a sua 6/a edição, ou seja, desde 1997.

\"Os interesses comuns têm incidido em áreas que vão desde as indústrias alimentares, ao estudo do castanheiro, hidrotermalismo, indústria química e farmacêutica, recursos genéticos ou interface universidade-empresas\", especificou o professor catedrático da UTAD.

Nas XI Jornadas, que vão decorrer na Aula Magna da UTAD, são esperados participantes não só ligados ao ensino superior mas da comunidade em geral.

Entre os temas em discussão, destacam-se palestras sobre desenvolvimento sustentável, antropologia molecular, gestão florestal e espaço europeu de investigação, entre outras.



PARTILHAR:

Ensino Superior/Bragança

PAPA entregou 7 bolsas de estudo e reconheceu coragem de quatro polícias luso-descendentes