A sexta etapa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), em Vila Real, foi adiada para os dias 24, 25 e 26 de junho, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A prova portuguesa da edição 2016 do WTCC, que decorrerá na cidade transmontana, foi inicialmente agendada para 11 e 12 de junho, tendo sido agora adiada por duas semanas devido a um reajustamento, necessário pela inclusão da Rússia no calendário do WTCC.

Assim, no fim de semana de 10 a 12 de junho realiza-se a corrida russa do WTCC e Vila Real mantém-se, de acordo com o site da FIA, como palco da última prova da Europa.

Com a entrada da Rússia, o WTCC passará a ter 24 corridas num total de 12 fins de semana de competição. A prova de Paul Ricard que decorerá de 01 a 03 de abril, em França, será a jornada de abertura da temporada 2016.

François Ribeiro, responsável da Eurosport Events e promotor do WTCC, referiu, em comunicado, que "sempre foi intenção manter a Rússia no calendário" e, por isso, disse estar "satisfeito pelo acordo conseguido com o Circuito de Moscovo".

Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, considerou que esta mudança foi ao encontro das pretensões iniciais da autarquia.

"Sempre tivemos algum receio que a proximidade ao Santo António trouxesse uma pressão acrescida à cidade. Esse problema fica agora resolvido. Apesar de já haver muitos contactos e diligências com fornecedores a pensar na data de 10/12 de junho, pensamos que a grande festa das corridas de Vila Real não vai ser prejudicada por esta alteração. Continuaremos a trabalhar com o máximo empenho", sublinhou.

A autarquia de Vila Real conseguiu assegurar em novembro de 2014 a realização do WTCC em Portugal para o período correspondente aos anos 2015, 2016 e 2017, concretizando assim a ambição de internacionalizar o circuito automóvel citadino.

Esta decisão surgiu também depois da Câmara do Porto ter decidido suspender a realização do Circuito da Boavista em 2015 alegando que, face ao corte de apoios do Turismo de Portugal, gastar cerca de três milhões de euros numa prova de automobilismo poderia por em causa "as boas contas" do município. O Porto era palco para as provas WTCC.

Cumprindo uma promessa eleitoral, o executivo do PS, presidido por Rui Santos, retomou em 2014 a realização do Circuito Automóvel de Vila Real.

O objetivo era que a internacionalização do circuito ocorresse em 2016/2017, um calendário que foi antecipado para 2015, com as corridas a realizaram-se em julho.

Para acolher esta prova internacional, foi necessário aplicar 1,6 milhões de euros, 85% de fundos comunitários, para obras e reforço da segurança das corridas automóveis, bem como para a promoção, animação, homologação do circuito e pagamento de direitos televisivos

As primeiras corridas no circuito de Vila Real, criado por Aureliano Barrigas, realizaram-se em 1931 e foram incluídas no programa das festas da cidade.

Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.

O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, mas o evento só se realizou até 2010 e, depois, de novo em 2014.
Carlos Barros
Foto: Custódio Dias



PARTILHAR:

Insegurança e medo em Bragança

Centro Interpretativo da Máscara Ibérica