Vítor Batista é dado como certo à frente da Direcção do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), substituindo Domingos Amaro, que esteve à frente da segunda maior área protegida do país desde a criação do parque. Vítor Batista, licenciado em Biologia, é, actualmente, coordenador-adjunto da Área Educativa de Bragança. Ao que foi possível apurar, a comissão de serviço do actual director, Domingos Amaro, terminou em Maio último, tendo mantido funções até uma nova nomeação.

A tomada de posse de Vítor Batista deverá ocorrer no próximo dia 7, em Miranda do Douro, na presença do secretário de Estado do Ambiente.

O PNDI engloba os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

De salientar que, ao longo dos últimos seis anos, nem sempre as medidas tomadas pelo Instituto da Conservação da Natureza (ICN) foram bem aceites pelas populações, o que, de certa forma, poderá ser um problema para a nova direcção.

Seja como for, há já algumas reacções. O presidente da Câmara de Mogadouro diz que a comissão de serviço de Domingos Amaro passou à margem das competências da autarquia, pelo que o município apenas se empenhou para que o novo director do PNDI fosse um homem do concelho, já que a sede está instalada na vila.

Por seu lado, Manuel Rodrigo, autarca de Miranda do Douro, afirma que o novo director tem de ser uma pessoa dinâmica, que consiga satisfazer as necessidades das populações no tocante à protecção ambiental na área abrangida pelo parque.



PARTILHAR:

Secção Local da África do Sul

Infra-estrutura há muito desejada