As freguesias de Celas, Agrochão, Penhas Juntas e Edrosa, no concelho de Vinhais, vão constituir um Núcleo de Trás da Serra. Trata-se de um projecto que a Câmara Municipal de Vinhais vai desenvolver nestas localidades, situadas na zona envolvente da Serra da Nogueira, e que tem como objectivo a recuperação de infra-estruturas e imóveis. Por exemplo, em Agrochão, este programa vai permitir a recuperação da antiga Casa do Padre, que será transformada num Museu Rural. Para além disso, o projecto envolve também o restauro de fontes de mergulho, dos largos das aldeias, das sedes das associações e de algumas escolas primárias, que, por já não serem frequentadas por alunos, darão lugar a espaços associativos.
No total, o Núcleo de Trás da Serra engloba 21 projectos, orçados em 54 mil contos, que são apoiados em 75 por cento pelo programa AGRIS, do Ministério da Agricultura. Os restantes 25 por cento serão suportados pela autarquia.
Depois da aprovação destes projectos, a Câmara Municipal tem já na forja uma outra candidatura, que visa a concretização do Núcleo Rural da Máscara. E, claro, esta iniciativa envolve as aldeias ligadas às festas do rapazes e às tradicionais máscaras, como Vila Boa e Ousilhão. Mas, prevê também a recuperação de património arqueológico e histórico nas freguesias de Nunes e Vilar de Peregrinos.
Para além das máscaras, este projecto inclui o estudo dos dois castros existentes em Vila Boa, que está orçado em 200 mil euros. A globalidade do Núcleo, a ser aprovado pelo programa Agris, vai custar 550 mil Euros.



PARTILHAR:

Aumento de 7%

Activista e conselheira de saúde feminina