O presidente da Câmara de Vimioso, José Miranda, admite alguns incómodos, principalmente para a circulação de viaturas pesadas, "mas estas obras trarão benefícios".
A intervenção vai decorrer, numa primeira fase, no Largo do Pelourinho e área envolvente. A obra já foi a concurso e nela vão ser gastos 173 mil contos, sendo 87 mil atribuídos pelo Governo. O prazo de execução é de oito meses.
A empreitada vai remodelar as as redes de água, de esgotos, de águas pluviais e eléctrica, estando ainda prevista a criação de áreas pedonais e de um parque de lazer.

Segunda fase

A segunda fase dos trabalhos incidirá na área da Praça Eduardo Coelho, local de onde será retirado o estacionamento automóvel, pensando-se criar um parque de estacionamento para 20 carros junto a igreja.
Por sua vez, a área exterior do templo é o principal quebra-cabeças da empreitada, até porque é necessário retirar as humidades a que está sujeito quando chove, o que prejudica os frescos ali existentes.
A criação de um pequeno museu de arte sacra é outro dos objectivos.
José Miranda estima que esta intervenção deverá rondar os 180 mil contos, mas, ao contrário da primeira, o presidente da Câmara espera conseguir fundos comunitários.



PARTILHAR:

Arbitragem muito contestada

Vale do Douro Norte