O município de Vila Real aplica 47 mil euros na Bila Natal 2017, iniciativa que inclui iluminações e presépios, o concerto de passagem de ano e tradições regionais como a Festa do Pito, um doce típico.

A autarquia disse que quer assinalar a quadra natalícia e ao mesmo tempo dinamizar o comércio tradicional, preparando um programa que inclui vários eventos e termina com um concerto de fim de ano protagonizado pelo grupo GNR.

Além da iluminação que enfeita o centro histórico, do outro lado da cidade foi colocada uma árvore que se ergue a mais de 25 metros e foi ainda preparada uma mostra de presépios pelas 20 freguesias do concelho.

O Mercado de Natal, que se realiza entre quinta-feira a domingo, na praça do município, é uma das novidades da Bila Natal 2017 e conta com a presença produtores e artesãos locais.

A programação de Natal incluiu também a Festa do Pito, no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia.

Nesse dia, Vila Real voltou a cumprir a tradição de as mulheres oferecerem aos homens o pito, um doce típico de massa e abóbora que protagoniza uma brincadeira que ajuda a dinamizar o negócio e pretende ser atração turística.

Esta tradição tem raízes religiosas mas transformou-se numa tradição popular que se repete todos os anos: o rapaz oferece a gancha (feita de açúcar e água) à rapariga que retribui com o pito, doces relacionados com São Brás e Santa Luzia que protagonizam uma das iniciativas mais genuínas deste concelho.

E são pessoas de todas as idades as que aderem a esta brincadeira que foi passando de geração em geração.

Durante a Festa do Pito, que se realizará na praça do município, as pastelarias da cidade vão ter à venda estes doces.

A programação natalícia inclui ainda o Eco-Natal, uma iniciativa que contou com a participação da comunidade escolar, do ensino público ao ensino privado, e utentes dos lares e centros de dia do concelho, e visa sensibilizar para a educação ambiental e sustentável.

Os trabalhos desenvolvidos, desde árvores de Natal ou presépios feitos com materiais reciclados, foram expostos nas rotundas e montras do comércio tradicional.

A Bila Natal 2017 integra as iniciativas Natal ao Centro e Natal Radical, concertos pelo Conservatório Regional de Música e pelo Coral da Cidade de Vila Real e ainda a Corrida São Silvestre Cidade de Vila Real que irá percorrer as ruas da cidade, no dia 30 de dezembro.

Segundo a autarquia, os GNR e o DJ Miguel Simões serão os anfitriões da noite da festa de passagem de ano, que decorre na praça do município.



PARTILHAR:

Serviço pioneiro garante acesso a medicamentos urgentes à noite

Pena suspensa para professora de Vila Real por maus tratos a filhas adotivas