Nem a chuva, nem a ameaça de mau tempo dissuadiram as milhares de pessoas que, entre 8 e 10 de junho, visitaram Alfândega da Fé por ocasião da 36ª edição da Festa da Cereja que a autarquia considerou ter sido um absoluto sucesso.

 

A Festa da Cereja de Alfândega da Fé foi um sucesso. É a informação transmitida pelo município, após ter feito um balanço da 36ª edição daquele que é considerado o maior certame anual alfandeguense.  

Para tal muito contribui o facto de terem sido foram vendidas mais de 10 toneladas de cereja durante os três dias de um evento que já conquistou o lugar de tradição no Nordeste Transmontano. A verdade é que a cereja foi rainha e senhora entre os dias 8 e 10 de junho, apesar das condições climatéricas, no corrente ano, não terem sido as mais propícias para o fruto de cor encarnada, tendo o seu período de maturação chegado mais tarde, a verdade é que o principal atrativo não faltou para todos aqueles que quiseram provar, comprar e levar para casa as deliciosas cerejas de Alfândega da Fé.

E aquela que foi uma aposta clara por parte da organização nos produtos e produtores locais, através da criação de ilhas temáticas, não deixou ninguém indiferente, tendo agradado quer aos cerca de 100 expositores, quer aos milhares de visitantes que nem a chuva, nem a ameaça de mau tempo conseguiram afastar do certame. No final, a inovação acolheu o consenso de todos, já que as ilhas temáticas acabariam por proporcionar um dinamismo superior à Festa da Cereja.

De sublinhar, ainda, as diversas iniciativas culturais, musicais e desportivas com destaque para o concerto da fadista Carminho no sábado à noite. Também a gastronomia esteve em foco com a tão esperada renovação da zona das tasquinhas, bem como dos menus gastronómicos apresentados durante a Festa, que incluíram pratos típicos como as sopas da cegadas, cordeiro grelhado e caldeirada de cabrito e que irão continuar a ser servidos através do programa Alfândega da Fé à Mesa. Uma iniciativa em que a autarquia decidiu apostar, pretendendo, agora, dinamizá-la em uníssono com a restauração local.

De frisar, também, que a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé candidatou a cereja de Alfândega da Fé à sigla IGP – Identificação Geográfica Protegida, que inclui a produção de cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes, pelas suas características únicas e diferenciadoras e por ser há várias décadas uma referência na região.

“Para quem não teve a oportunidade de visitar Alfândega da Fé por ocasião da Festa da Cereja vai sempre a tempo de o fazer e ainda há cerejas para quem quiser provar”, assegura a autarca Berta Nunes, aproveitando para lançar o desafio, em forma de convite, a todos aqueles que desejem visitar Alfândega da Fé, mais que não seja para conhecer as paisagens naturais de cortar a respiração e provar a já mais famosa cereja de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA DO DIA DE ABERTURA DA 36ª EDIÇÃO DA FESTA DA CEREJA

 

 



PARTILHAR:

Sm`arte 2018 com balanço “extremamente positivo”

Autarcas contestam terça-feira em Lisboa fecho da CGD de Pedras Salgadas