Arrancaram, de forma oficial, as comemorações do centenário da morte do escritor mogadourense Trindade Coelho. Para assinalar a data, a Assembleia Municipal de Mogadouro reuniu em sessão extraordinária, para evocação do autor.

Os mais diversos oradores referiram-se ao homem, ao escritor, ao magistrado e ao jornalista que foi José Francisco Trindade Coelho como sendo uma personagem de vulto no meio literário. Além disso, a autarquia de Mogadouro está disposta a reunir o maior acervo possível relacionado com o escritor para, assim, dignificar um dos maiores autores do conto rústico português.

A autarquia mogadourense já decidiu que a futura biblioteca municipal ostentará o nome de Trindade Coelho, já que se trata de um espaço moderno com condições para guardar elementos da vida e obra de personalidades que fazem parte da história do concelho de Mogadouro, à frente da quais figura Trindade Coelho. \"O acervo de Trindade Coelho, que se encontra espalhado um pouco por todo o país e no estrangeiro, deverá ali ser colocado, sendo uma tarefa que levará o seu tempo, já que a ideia será criar um núcleo sobre o escritor que visa dinamizar o turismo cultural da vila, \" assegurou Morais Machado, presidente do município de Mogadouro.

O edil garante que é importante tirar mais-valias da obra do autor. Para já, estão programadas cerca de três dezenas de iniciativas de índole cultural que pretendem evocar a vida e obra do escritor. \"A Câmara procurou estabelecer um vasto programa, sem haver a obrigatoriedade de datas fixas, já que o projecto de acções é amplo, havendo prolongamento de actividades para o próximo ano,\" assegurou o edil.



PARTILHAR:

Reunidas as condições de segurança

Zona do Amieiro