Nas Comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial de Bragança, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna anunciou um investimento de três milhões de euros para a requalificação dos quartéis de Alfândega da Fé, Argozelo, Carrazeda de Ansiães, Vimioso e Rebordelo.

 

Foi a 24 de fevereiro de 1913 que a primeira força da Guarda Nacional Republicana (GNR), a 4ª Companhia do Batalhão nº 6, marcou presença em Bragança. Para celebrar a efeméride, este sábado à tarde, o Comando Territorial de Bragança levou a efeito um conjunto de atividades de caráter militar na Avenida Sá Carneiro que contou com a exibição da Charanga da Guarda Nacional Republicana.

Entre os convidados de honra, esteve a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna que anunciou um investimento a rondar os três milhões de euros para a requalificação de vários quartéis no distrito de Bragança. “D. Chama está concluído, Freixo de Espada à Cinta já está ocupado e vai ser inaugurado brevemente em cerimónia formal e temos o posto de Macedo de Cavaleiros cujo projeto já está em fase de execução e assim que estiver concluído avançamos com a empreitada e depois temos, também, previsto no programa de investimento o posto de Vimioso, Argozelo, Alfândega da Fé, Rebordelo e Carrazeda de Ansiães”, revelou Isabel Oneto, acrescentando que, “estes últimos, o investimento estimado é da ordem dos três milhões de euros”.   

De acordo com a responsável, “a programação da requalificação dos quartéis e das esquadras são aqueles que foram por distrito indicados pelas forças de segurança, de forma a que haja uma real correspondência entre o investimento e as necessidades apontadas pelas próprias forças de segurança”.

De destacar, também, que grande do investimento será feito em estreita colaboração com as câmaras municipais, uma parceria que Isabel Oneto qualificou como “fundamental para que não fique o Ministério da Administração Interna com o encargo de lançar a obra". "O ministério assume a responsabilidade financeira da obra e as câmaras são dono de obra, executam-na e fazem a fiscalização. Isso permite pôr mais depressa a obra no terreno", fundamentou Isabel Oneto, em declarações à Comunicação Social, logo após as Comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial de Bragança.

 

A Charanga a Cavalo da GNR, criada em novembro de 1942 e composta por 28 executantes, utiliza instrumentos de sopro e percussão e, em Bragança, a sua atuação foi o ponto alto das Comemorações do Dia da Unidade.

 

A secretária de Estado adjunta e da Administração Interna assinalou, ainda, que foi iniciado “um procedimento para aquisição de 2 mil viaturas num prazo de 4 anos". Uma medida que prevê um investimento de 50 milhões de euros e que "renovará o parque automóvel das duas forças de segurança”, GNR e Polícia de Segurança Pública, até porque a frota atual tem “uma idade média de 13,7 anos”, assegurou a representante do Governo em Bragança. 

"Apesar de estarem num distrito longe da capital, a verdade é que nós reconhecemos o trabalho que é feito em todo o país pela GNR e sabemos que se não fosse o policiamento de proximidade, em particular do programa Idoso + 65 e do Idoso em Segurança, a Escola Segura, o trabalho destes militares junto das populações, que muitas vezes são o único contacto que o cidadão tem com o Estado, havia muitos cidadãos num total isolamento", elogiou Isabel Oneto, enaltecendo o esforço da GNR, não só no distrito, no dia em que o Comando comemora os 105 anos de existência, mas a nível nacional.

 

Galeria fotográfica emwww.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/dia-da-unidade-2018

 



PARTILHAR:

Carrazeda de Ansiães reclama ligação dos vales do Douro e do Tua

Boticas lança megaoperação de sensibilização para limpeza de terrenos