As obras de beneficiação dos 26 quilómetros da Estrada Nacional 213 (EN 213), entre Valpaços e Chaves, orçados em 9,6 milhões de euros, começam em Abril, anunciou hoje fonte da Estradas de Portugal.

Fonte da Câmara de Valpaços referiu que esta estrada apresenta um elevado estado de degradação, originado pelo acréscimo da circulação automóvel e que, por isso mesmo, necessita de uma intervenção urgente que proporcione aos utentes condições de circulação seguras e eficazes.

A empreitada da EN 213, cuja requalificação é uma reivindicação antiga da autarquia de Valpaços e das populações locais, tem um prazo de execução de 600 dias e está, de momento, em fase de audiência prévia do Relatório de Análises das Propostas.

Os trabalhos envolvem a reabilitação estrutural e funcional do pavimento, o alargamento da plataforma, a execução de três rotundas, uma passagem agrícola na zona de Vilarandelo e o alargamento das pontes de Palheiros e São Lourenço.

A intervenção tem ainda como objectivo a melhoria do sistema de drenagem, do equipamento de sinalização e da segurança.

Dentro das melhoria das acessibilidades a Valpaços abriu ao tráfego, em Dezembro, a variante de Valpaços ao IP4, que liga o Porto a Bragança e facilita as ligações entre os concelhos de Valpaços e Chaves, no distrito de Vila Real, e Mirandela e Vila Flor, no distrito e Bragança.

Com 15,5 quilómetros e um investimento de 22,5 milhões de euros, esta estrada vai também interligar à rede dos principais itinerários da região, nomeadamente à A24, em Chaves, ao IP4, em Mirandela, e ao futuro IC5, em Vila Flor.

Quando estiver concluída a estrada entre Chaves e Vila Flor, através de Valpaços e Mirandela, a distância entre estes dois concelhos passa de 70 para 55 quilómetros e o tempo de percurso de hora e meia para 45 minutos.

Aquando da inauguração da variante, o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, anunciou obras de beneficiação das estradas 213, entre Valpaços e Chaves, e 216, entre Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.



PARTILHAR:

Encerramento das urgências

Obras de ampliação avaliadas em 130 milhões