A principal barragem do Vale da Vilariça, no Nordeste Transmontano, deixou de regar por falta de água, pondo em causa a produção e o investimento numa das zonas mais férteis do país, confirmou esta segunda-feira a Associação de Regantes.

O presidente daquela organização, Fernando Brás, adiantou à Lusa que a barragem da Burga foi fechada no sábado por ter atingido a cota mínima de exploração, a partir da qual não é permitido retirar mais água.

Segundo a descrição feita por aquele responsável, apesar de nesta altura o pêssego estar em final de colheita, ainda há fruto nas árvores que fica comprometido, a azeitona de conserva dificilmente atingirá o calibre necessário e os pomares do Vale da Vilariça podem não resistir se a seca se prolongar.

\\"As árvores não conseguirão frutificar em condições no próximo ano e perdem-se milhões de investimento\\", afirmou.

Há quase um ano que os agricultores do vale vêm alertando para o problema e, em Fevereiro, transmitiram as suas preocupações directamente à ministra da Agricultura, numa visita de Assunção Cristas à região.

Naquela ocasião, a falta de pastos era a consequência mais visível da seca, mas também já era notória a falta de água na principal das três barragens do regadio, a da Burga, que este ano ficou a um terço da sua capacidade de armazenamento, devido à falta de chuva no Inverno.

Em Junho, no início do período crítico de rega, o presidente da Associação de Regantes, Fernando Brás, voltou a alertar que as reservas existentes seriam insuficientes para aguentar a rega durante todo o verão, o que veio a confirmar-se.

A associação que representa cerca de 800 beneficiários tem um projecto para minimizar a situação que já tem assegurado financiamento do PRODER para os 2,2 milhões de euros necessários, mas que \\"continuam à espera que o Ministério da Agricultura desbloqueie as verbas comunitárias e a respectiva comparticipação nacional de 25 por cento\\", segundo o dirigente agrícola.

O projecto prevê a construção de um dique para reforço do caudal da barragem da Burga, embora o presidente da associação defenda que a solução definitiva para o problema de armazenamento de água terá de passar pela construção de mais uma pequena barragem no caudal da Burga.

O projecto contempla ainda a instalação de contadores para racionalizar o uso da água e faz parte de um plano de investimentos da organização agrícola que abrange também a actualização do cadastro, a elaboração de um sistema de informação geográfica e a reorganização cultural do vale para adequar o tipo de cultura ao clima e solo.

Nos planos estão também a criação de um agrupamento de produtores para comercializar os produtos da zona, nomeadamente a fruta.



PARTILHAR:

Jovem portuguesa morre em acidente de viação na Suíça

Homicida fugiu e está a monte