O coordenador da Sub-Região de Saúde de Vila Real, José Maria Andrade, garantiu, ontem, que a situação no Hospital de Valpaços está regularizada e que os beneficiários da ADSE não têm de pagar 35 euros pelo atendimento na Urgência.

Segundo o Diário de Notícias de ontem, desde 19 de Novembro que o SAP do Hospital de Valpaços, da Santa Casa, exige 35 euros pelo atendimento aos beneficiários da ADSE. José Maria Andrade disse à Lusa que a \"situação está resolvida e que, desde a passada quinta-feira, é cobrada aos beneficiários da ADSE a taxa moderadora normal como a qualquer outro doente do Serviço Nacional de Saúde\".

O coordenador diz que se verificou uma \"falta de comunicação\" entre as entidades envolvidas. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, Eugénio Morais, negou à Lusa a cobrança a mais aos utentes do subsistema de saúde da ADSE. \"O que houve foi uma má interpretação do acordo com a Administração Regional de saúde do Norte, mas é uma situação que já está resolvida\".

O SAP de Valpaços funciona no hospital da Misericórdia de Valpaços, que assegura o serviço 24 horas por dia mediante um protocolo assinado com a ARS Norte, que paga um determinado valor à instituição por este serviço.

O alerta para o pagamento dos actos médicos, de diagnóstico e consumíveis pelo próprio utente foi lançado pelo Manuel Terra, dirigente da União de Sindicatos de Vila Real, que referiu que os utentes foram confrontados com um aviso colado nas vitrinas da urgência do hospital.

De acordo com Manuel Terra, esta medida afectava cerca de um milhar de pessoas que, em alternativa, tinham de se deslocar à Urgência do Hospital de Chaves, a menos de 30 quilómetros.



PARTILHAR:

Sonho participar nos Paraolimpicos

Máscara ganha projecção