A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai ser palco, nos dias 1, 2 e 3 de julho, no edifício de Ciências Florestais, da 1ª Convenção de Jogos de Tabuleiro, designada “VilaRealCon 2016”, uma organização do Departamento de Matemática que promete atrair a Vila Real muitas dezenas de adeptos desta modalidade. O evento tem entrada gratuita.

Os jogos de tabuleiro, modernos e apelativos, desenvolvem a capacidade de raciocínio e de socialização entre jogadores. Cresce de ano para ano o seu número de adeptos em todos os pontos do globo. Trata-se de um jogo que, a partir do mundo imaginário ou histórico que cria, desperta a curiosidade e imaginação, a crítica e a opinião, levando à procura de mais conhecimento. Têm, por isso, temas muito variados, desde a história às ciências, à matemática, mas também do abstrato ao fantástico.

O próprio design ou grafismo dos jogos é uma forma de arte. O Departamento de Matemática da UTAD tem vindo a promover esta atividade, organizando encontros de jogos de tabuleiro com uma regularidade mensal.

Para esta convenção de três dias, os jogos previstos são: Pandemic, Dixit, 7 Wonders, Ticket to Ride, Dungeon and Dragons, entre outros.

Os jogos decorrerão das 14h às 23h no dia 1 de julho, das 10h às 23h no dia 2 e das 10 às 17 no dia 3. O primeiro dia vai contar com mais de uma centena de crianças, no âmbito da ação paralela ”UTAD Júnior”.



PARTILHAR:

Achado arqueológico romano na aldeia de Sezelhe

Manuel Pedro Fernandes vence ETCC de Vila Real