Foram vários os elogios feitos a este curso pela Comissão de Acreditação, que esteve na UTAD em Janeiro para fazer a avaliação. Entre professores e alunos a satisfação é evidente.

Os engenheiros mecânicos licenciados pela UTAD já podem respirar de alívio. O curso foi finalmente acreditado pela Ordem dos Engenheiros. Esta decisão veio homologar a deliberação do Conselho de Acreditação e Qualificação, que aprovou o relatório da Comissão de Acreditação, depois de uma visita desta última às instalações da UTAD, no passado mês de Janeiro, para proceder a uma avaliação.

A Comissão de Acreditação reconheceu a qualidade da licenciatura em engenharia mecânica da UTAD, salientando "as excelentes instalações e infra-estruturas gerais da universidade, os recursos laboratoriais e informáticos afectos ao curso e a motivação de docentes e alunos". Além disso, a Comissão reconheceu também "o papel dinâmico do Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica (NEMEC) no fomento do contacto com outras universidades e áreas do saber".

A licenciatura de engenharia mecânica da UTAD foi criada no ano de 1994, e actualmente é frequentada por cerca de 200 alunos. Segundo Alexandre Parafita, do Gabinete de Relações Públicas da universidade, a estrutura curricular deste curso "permite caracterizá-lo como um curso de banda larga, concedendo aos seus licenciados uma sólida formação inicial para o desempenho de funções qualificadas na área de engenharia mecânica, em empresas industriais e de serviço, ao nível da concepção, da produção e da exploração de sistemas". Alexandre Parafita salienta ainda que "o reconhecimento da qualidade do desempenho profissional dos licenciados já colocados no mercado de trabalho tem contribuído decisivamente para uma afirmação crescente do curso, quer ao nível regional, quer ao nível nacional".

Com a acreditação de mais um curso de engenharia, a UTAD insere-se no grupo de universidades públicas do país com maior número de cursos de engenharia (cinco) acreditados pela Ordem dos Engenheiros.

Neste momento, a licenciatura em engenharia ambiental e recursos naturais encontra-se já em análise na Ordem dos Engenheiros para acreditação.



PARTILHAR:

Nogueira no podium

Jogadores perdoam salários