Com 430 casos por 100.000 habitantes/ano, o distrito de Bragança tem uma das maiores taxas de incidência de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

De acordo com uma nota do Centro Hospitalar do Nordeste, em 2010, foram admitidos no Centro Hospitalar do Nordeste 528 doentes com AVC agudo. Através da Via Verde do AVC chegaram ao Centro Hospitalar 103 doentes, e foram admitidos 202 na Unidade de AVC, sedeada na UH de Macedo de Cavaleiros.

De resto, foi por causa desta dura realidade que, ontem, Dia Nacional do Doente com AVC, os profissionais do CHNE e do Centro de Saúde de Miranda do Douro se aliaram à sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) para a realização de uma campanha de sensibilização gratuita à população.

Uma iniciativa que, segundo estava previsto, contou com a presença de cerca de duas dezenas e meia de profissionais de saúde e que incluiu acções para avaliação da tensão arterial, colesterol, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e ainda a realização de palestras sobre aquela que continua a ser a maior causa de morte em Portugal, o AVC.



PARTILHAR:

Três rotas fluviais

Turismo religioso