Espaço "feito pela paisagem" foi distinguido com o Prémio de Arquitectura do Douro. O Museu do CÎa, projectado pelos arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, ganhou o Prémio de Arquitectura do Douro, que visa promover boas práticas de construção no Património Mundial da Humanidade.

O galardão, instituído em 2006 pela Missão do Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), foi entregue esta terça-feira numa cerimónia que decorreu em Sabrosa.

O Museu de Arte e Arqueologia do Vale do CÎa, localizado em Vila Nova de Foz CÎa, é, segundo o arquitecto Tiago Pimentel, "um museu feito pela paisagem" e, por isso, considerou ser "muito feliz" que este prémio do Douro seja o primeiro conseguido em Portugal.

O projecto foi já premiado na Alemanha e no Azerbaijão. "A ideia era fazer um miradouro, um espaço, um palco que permitisse chegar, ver o território, que é no fundo uma paisagem classificada duas vezes: o Alto Douro Vinhateiro (ADV) e o Parque Arqueológico do Vale do CÎa. A ideia era potenciar isso", acrescentou Camilo Rebelo.

O betão, que, de acordo com Tiago Pimentel, "tem a cor e a textura do xisto", é o material predominante nesta construção, que foi inaugurada em 2010. O júri do prémio decidiu ainda atribuir menções honrosas aos projectos da Adega Vinícola Gran Cruz Porto, em Alijó, e ao Hotel Vínico da Quinta do Vallado, em Peso da Régua.



PARTILHAR:

A traição

«Almendra de Oro» 2014