Delegação constituída por onze deputados da Assembleia da República, entre os quais, a título de exemplo, Duarte Pacheco e Jorge Lacão, visitaram a comunidade emigrante portuguesa em Genebra.

 

Genebra recebeu, no passado dia 23 de outubro, uma delegação composta por vários deputados da Assembleia da República. O presidente da delegação, Duarte Pacheco, o vice-presidente da Assembleia da Republica, Jorge Lacão, Teresa Morais, José Matos Rosa, Virgílio Macedo, Rosa Maria Albernaz, Rita Pinto Ferreira, Hortense Martins, José Manuel Araújo, Carlos Pereira e Ana Margarida Isidoro reuniram-se no hotel Bristol com algumas personalidades diretamente ligadas à comunidade emigrante portuguesa, representando associações, partidos políticos e até a imprensa local. Ambas as partes, delegação e comunidade emigrante, mostraram-se bastante satisfeitas com esta iniciativa, definindo-a como tendo sido um sucesso.

No final, este encontro foi enaltecido por Duarte Pacheco, “pois permitiu um contacto mais aproximado com algumas personalidades importantes da comunidade portuguesa, que, muitas das vezes servem de porta-voz dos problemas existentes junto dos emigrantes portugueses”. “Para nós é muito importante estabelecermos, desta forma, um contacto mais próximo com eles, pois a comunidade emigrante portuguesa representa muito para a divulgação do bom nome de Portugal pelo Mundo”, referiu o presidente da delegação. 

Neste hotel da cidade suíça que serviu de ponto de encontro, estiveram, também, presentes o cônsul Miguel de Calheiros Velozo do Consulado português em Genebra e Pedro Nuno de Abreu e Melo Bártolo, embaixador junto da ONU.  

De salientar que a Assembleia da República participa, através de delegações permanentes, em oito organizações parlamentares internacionais, sendo que o número de deputados que integra cada delegação varia de acordo com os estatutos da respetiva organização. Neste caso, tratando-se de uma União Interparlamentar, comporta onze membros.

Resta frisar, ainda, que estas delegações permanentes participam nos trabalhos das respetivas organizações como assembleias plenárias, reuniões de comissões e subcomissões, reuniões temáticas, missões de observação eleitoral e visitas de estudo.

 

Texto: Augusto Lopes

Fotografia: Carlos Serra

 



PARTILHAR:

Vila Real aposta no "ouro do outono" para fazer negócio e atrair turistas

Capotamento terá sido amortecido pela vegetação