Com cerca de 60 stands e 120 expositores, Vinhais foi quase demasiado pequena para receber a multidão de visitantes que, durantes os três dias, fez questão de viver de perto um das principais montras de excelência dos produtos endógenos do concelho.

 

De acordo com o município vinhaense, o balanço da Festa da Castanha é “mais que positivo”, até porque são “treze anos a contar uma história de sucesso, com um crescimento exponencial e muito significativo, de elevada importância para o concelho de Vinhais e para toda a região”.

A cerimónia oficial de abertura da Rural Castanea contou na sexta-feira, dia 19 de outubro, com a presença do Ministro da Educação, que principiou a sua intervenção elogiando “a força desta gente, a pujança da economia e o que aqui acontece, como as instituições locais, as pequenas empresas e todos os que se unem para marcar presença em eventos como este, dizendo a todos: nós podemos”. Ao longo do seu discurso, Tiago Brandão Rodrigues sublinhou, ainda, a importância dos concelhos se afirmarem perante a Europa e o resto do país, mostrando “que Vinhais conta, que a castanha de Vinhais conta e que os produtos endógenos são uma força”.

No final, foram dezenas de milhares de pessoas, oriundas da região, do Norte, de todo o país e, inclusive, da vizinha Espanha, a visitar esta vila transmontana conhecida não só pela castanha, mas também como a capital do fumeiro. Certo é que Vinhais é um dos maiores produtores de castanha com, sensivelmente, 15 mil toneladas por ano.

Com cerca de 60 stands no pavilhão da Castanha e 120 expositores, este foi, sem dúvida, um fim de semana que mexeu com Vinhais, em particular, e Trás-os-Montes, no geral. Segundo o executivo, “estes indicadores não resultam apenas das ações de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Festa da Castanha, tal como a forte divulgação em todos os meios de comunicação”.

 

“Sem conhecimento, não há desenvolvimento”, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais Luís Fernandes

 

Nas palavras do edil vinhaense, “a castanha e o fumeiro são os produtos de excelência desta terra, mas aquele que tem mais importância a nível económico é a castanha, o produto consagrado nesta festa”.

Domingo, em exclusivo ao Diário de Trás-os-Montes, Luís Fernandes afiança que o município cumpriu ao ter prometido castanha de qualidade. “É verdade que algumas variedades de castanha estão atrasadas, mas também é verdade que a produção deste ano é melhor do que a do ano passado”, revela o autarca, reiterando que esta “foi mais uma feira de sucesso”, “não só pela quantidade de pessoas que visitaram o certame, mas, também, pelos expositores que me confessaram que venderam bastante bem”.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/rural-castanea-2018

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

AAUTAD aprova a redução do teto máximo do valor da propina

Projeto cultural Portugal/Chile celebra dos 500 anos da circum-navegação