Olívia Severino, de 72 anos, e o seu filho, de 36 anos, ficaram desalojados há um ano devido ao desabamento da sua casa e viveram durante todo este tempo em casa de alguns vizinhos. Foi só na passada quarta-feira que as chaves da nova casa foram entregues a Olivia Severino pelo delegado da Protecção Civil de Vila Real, Gabriel Borges, e pelo presidente da Câmara do Peso da Régua, Vítor Almeida.

Gabriel Borges disse ao DTOM que o pré-fabricado demorou muito tempo a montar devido a problemas relacionados com a falta de terrenos disponíveis no Mato do Viso, na freguesia de Fontelas. E, "depois de instalado, verificámos que um muro localizado atrás da habitação corria o risco de ruir, e portanto só depois da sua reparação é que entregámos a chave à família", frisou o delegado.

Durante os meses de Dezembro de 2000 e Janeiro de 2001, o concelho do Peso da Régua foi atingido por fortes intempéries que provocaram a morte de uma pessoa no lugar de Ariz, freguesia de Godim e causaram enormes prejuízos em equipamentos e infra-estruturas. Na sequência desses acontecimentos, o Governo prometeu que as famílias mais atingidas e com maiores dificuldades financeiras seriam instaladas em casas pré-fabricadas, sendo depois realojadas em habitações construídas de raiz. Ao todo, foram entregues no distrito seis casas pré-fabricadas a famílias carenciadas.

Segundo Gabriel Borges, as chaves da residência que agora foi disponibilizada pelo Serviço de Protecção Civil de Vila Real ficarão entregues à Câmara do Peso da Régua, que garantirá a manutenção da mesma. Depois do alojamento definitivo desta família, a casa ficará destinada a realojamento provisório de emergência.



PARTILHAR:

Lista A desistiu das eleições

Emigrantes no USA