O Tribunal de Vila Real começa a julgar na quinta-feira um homem suspeito de ter matado uma mulher e tentado matar a companheira, no Pinhão, concelho de Alijó, disse fonte judicial.

O arguido chega a tribunal acusado pelo Ministério Público de dois crimes de homicídio qualificado, um na forma tentada, e ainda pela detenção de arma proibida.

Segundo a acusação, o homem dirigiu-se pelas 07:00, do dia 15 de abril do ano passado à pastelaria onde a companheira trabalhava "insistindo exaltadamente falar com ela, apesar das suas recusas".

A tese do Ministério Público aponta para que o homem "não estava conformado com o fim da relação" por parte da jovem.

Foi dentro da pastelaria que o arguido "sacou de uma pistola de calibre 6,35 milímetros" e "atingiu mortalmente com um tiro no rosto uma outra empregada da pastelaria, prima da companheira, que procurava contactar telefonicamente as autoridades".

Depois, atingiu com "outros dois tiros a companheira, no rosto e pescoço, só não a matando por razões alheias à sua vontade mas provocando-lhe lesões muito graves que a impedem, nomeadamente, de comunicar verbalmente e de se movimentar sozinha".

Na altura em que ocorreram os disparos estariam mais pessoas a trabalhar na pasteleira.

Depois do crime, o alegado homicida fugiu, entregando-se às 08:40 na esquadra de Vila Real e, de acordo com a informação que prestou, atirou a arma ao rio na localidade de Pinhão.

O homem, que é natural de Baião, distrito do Porto, está a aguardar julgamento em prisão preventiva.
Lusa



PARTILHAR:

CDS-PP confirma confiança em António Ribeiro

UTAD celebra 30 anos assinando protocolos com 30 câmaras