A Câmara Municipal de Alijó tomou conhecimento de uma nova versão do Ministério da Justiça para o mapa judiciário, designada Linhas Estratégicas para a Reforma da Organização Judiciária, tornada pública no dia 15 de Junho.

Nesse documento, o Tribunal Judicial de Alijó, cuja proposta de fecho constava da anterior versão divulgada no mês de Maio, manter-se-á aberto.
Esta informação é recebida com grande satisfação pelo Município de Alijó, o qual vê desse modo ser-lhe dada razão nos argumentos apresentados e que apontavam para a necessidade de manter aberto este Tribunal.
Dos pontos de vista técnico, político, social e económico, era um imperativo a manutenção do Tribunal Judicial de Alijó, sendo esta uma causa que mobilizou os autarcas e a população deste Concelho.

Desde o conhecimento da proposta de fecho do Tribunal, em Maio passado, o executivo camarário prontamente contactou os diversos agentes judiciários locais, fez aprovar uma moção de protesto com diversos e relevantes argumentos que defendiam a manutenção do Tribunal, bem como a circulação de um abaixo-assinado que na presente data reuniu já alguns milhares de assinaturas. Foi ainda desencadeada uma sessão pública com autarcas e população e uma marcha de protesto, associando-se a uma manifestação promovida por um grupo de cidadãos do Concelho, no passado dia 02 de Junho.

O Presidente da Câmara reuniu-se ainda, entretanto, com o Ministério da Justiça para discussão deste importante assunto, reivindicando a posição do Município.
Ainda na última reunião pública de Câmara, realizada a 13 de Junho, o executivo camarário tomou conhecimento da posição assumida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses sobre esta matéria de fecho de tribunais, demonstrando concordância com a mesma.
A Câmara Municipal de Alijó não pode deixar de enaltecer o espírito de coesão existente entre os autarcas e a população em torno desta grande causa que a todos mobilizou.

O Município espera agora que esta atual proposta se mantenha em relação ao Tribunal de Alijó e que não existam novos retrocessos neste processo.
O Município de Alijó manifesta ainda a sua completa solidariedade para com os municípios cujos tribunais se encontram assinalados como devendo encerrar no atual documento do Ministério da Justiça.



PARTILHAR:

«Oposição veemente»

Jorge 497 votos, Americo 352