Um sexagenário faleceu esta segunda-feira de manhã na aldeia de Arnal no concelho de Carrazeda de Ansiães, após o trator agrícola que operava ter capotado. 

 

Um homem de 67 anos perdeu a vida esta manhã, segunda-feira, dia 13 de novembro. O sexagenário morreu na localidade de Arnal, no concelho de Carrazeda de Ansiães, após o trator agrícola que conduzia e com o qual andaria a trabalhar ter capotado.

De acordo com o Jornal de Notícias, Manuel Hermínio Esteves estaria numa das suas propriedades a lavrar a terra de um patamar quando, por razões ainda desconhecidas, o equipamento agrícola terá capotado e matado o seu condutor.

Ainda segundo a mesma fonte, o óbito foi declarado pelo médico do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica estacionado em Macedo de Cavaleiros, que foi mobilizado para o local do sinistro.

A Guarda Nacional Republicana tomou conta da ocorrência e está, neste momento, a investigar as circunstâncias em que ocorreu mais este acidente mortal envolvendo um trator agrícola.

Envolvidos nas operações, estiveram, também, nove elementos dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães e três viaturas, assim como a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Mirandela.

Os acidentes com tratores são, de facto, uma negra realidade no panorama nacional e não param de aumentar. Só em 2016 morreram 71 pessoas, mais 13 do que no ano transato. Perante esta tragédia, as autoridades continuam a insistir em ações de sensibilização junto dos agricultores, enquanto o Governo garantiu estar a preparar medidas para combater a elevada sinistralidade que nasce do manuseio deste tipo de equipamentos agrícolas.

 

 

PRECAUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS

 

1. O operador deve estar familiarizado com todos os comandos e controles da máquina antes de operá-la, bem como fazer uma leitura do manual de instruções fornecido pelo fabricante, pois certos instrumentos requerem técnicas especiais de operação.

2. Se o trator estiver equipado com Arco de Segurança ou estrutura de proteção ao capotamento use o cinto de segurança. Mas NUNCA use o cinto de segurança se o trator não possui Arco de Segurança.

3. Acesse a plataforma de operação pelo lado esquerdo do trator e não segure no volante.

4. Desça sempre de costas colocando as mãos nos apoios e os pés nos degraus. 

5. Mantenha a plataforma do operador e os degraus livres de lama, óleos ou sujidade.

6. Opere o trator em perfeitas condições de segurança, não o sobrecarregando e efetuando sempre uma manutenção adequada. 

 



PARTILHAR:

APAV de Vila Real acompanhou 350 novos casos de violência em 2017

Produtores de castanha tiram a camisola para calendário solidário