Bragança esteve representada com a equipa EDP-Higlanders na Final Nacional do Global Management Challenge, onde oito equipas se degladiaram na já considerada como a maior competição de Estratégia e Gestão empresarial a nível mundial, obtendo o terceiro lugar Nacional.

A equipa de alunos e ex-alunos e do Instituto Politécnico de Bragança, funcionários da EDP, participaram pela terceira vez na competição, estando na final nacional pelo segundo ano consecutivo, mas desta vez alcançando um honroso terceiro lugar, só ultrapassados por uma equipa da CGD e outra do IAPMEI, que vai agora disputar em abril de 2018 a final internacional no Dubai.

A competição iniciou-se em maio 2017 com 310 equipas, habitualmente constituídas por gestores e por estudantes das mais reputadas instituições de ensino Nacionais e que terminou no dia 14 de novembro num jantar-gala que decorreu no Four Seasons Hotel Ritz em Lisboa onde, na presença dos melhores e mais bem-sucedidos gestores do panorama Nacional, foram entregues os prémios.

A prova que “Consiste numa simulação empresarial interativa em que cada equipa gere uma Empresa com o objetivo de obter o melhor desempenho do investimento para a sua empresa no mercado em que esta se insere”, desenrolou-se durante 10 longas horas e onde as equipas intervenientes aplicaram todo o seu conhecimento sobre como bem gerir.

Após o excelente 3º lugar perguntamos ao líder da equipa Rui Salvador quais as principais dificuldades que encontraram ao longo da competição e como as ultrapassaram ”o crescente grau de competitividade com que nos deparamos, refletiu a excelente qualidade das equipas participantes, obrigou-nos a uma interpretação mais exigente da previsibilidade do comportamento estratégico das nossas concorrentes. Procurando na antecipação um aliado fundamental para o sucesso das nossas decisões”.

O Diário perguntou se este tipo de competição exige alguma preparação especifica a que Rui Salvador replicou que” é fundamental ter bons conhecimentos na área de gestão, a este nível da competição, todos os intervenientes dominam muito bem os conceitos e todos sabem como definir o melhor método de atuação e a melhor estratégia a adotar. A titulo de exemplo, lembro para reforçar a qualidade das equipas em prova, que a equipa relegada para o 4 lugar, era uma equipa de estudantes do MBA da Universidade Católica do Porto, por si só, considerado um dos melhores MBA do mundo, reconhecemos que este nosso resultado esteja subordinado à excelente formação académica ministrada no IPB onde muitas das decisões tiveram como base o estudado ao longo da experiência académica, estando-lhe também implícita a experiência e risco controlado”.

Recomendam esta competição a estudantes e quadros? “Recomendamos a participação no GMC a todos os estudantes e quadros das empresas, não só pela oportunidade de participar na maior competição de estratégia e gestão do mundo, aleada à notoriedade da competição no meio académico e empresarial, mas também pela oportunidade de enriquecimento das competências de estratégia e gestão tão úteis e fundamentais para o sucesso profissional e pessoal”.



PARTILHAR:

Freixo de Espada à Cinta promove cerveja artesanal em festival de sabores

Mais de cinco milhões para a Conservação da Rede Rodoviária de Bragança