Recusa do padre Albano em fazer a procissão da festa da aldeia foi a gota de água. Padre foi «brindado» com lenços brancos à saída da igreja.

No café principal da aldeia, com apenas 190 habitantes, já corre um abaixo-assinado para solicitar ao Bispo da Diocese de Bragança/Miranda, "com caráter de urgência", a substituição do padre Albano.

"Queremos um pároco que respeite a nossa fé na Santa Padroeira desta terra e que seja menos arrogante", afirma Inácio Bravo um dos muitos inconformados que já assinou a petição.

A população de Pereira está revoltada com o padre por ter recusado presidir às cerimónias religiosas da festa anual daquela aldeia, que aconteceu no passado fim-de-semana.

A indignação levou dezenas de pessoas à igreja, no passado domingo, que receberam o padre com protestos. "Foi ameaçado para que não voltasse e houve gente que o salvou de levar um enxerto de porrada", conta Inácio Bravo.

No final da missa, nova manifestação de protesto. "Até fizemos um adeus com lenços brancos para que não volte mais", refere Viriato Mota, outro habitante.

Retaliação por questões financeiras

A poucos dias da festa em honra da Senhora da Torre, a comissão organizadora foi informada da indisponibilidade do padre Albano. "Disse que não autorizava que fosse usada a imagem da Santa e que não fazia a procissão,", refere António Lima, da comissão, que só encontra uma explicação: "porque no ano passado houve um saldo de dois mil euros que ele queria que fosse entregue à comissão fabriqueira", diz.

Este membro da comissão conta que foi proposto doar parte da verba para obras na igreja e o restante ficava como fundo de maneio para a festa seguinte, mas o pároco terá recusado. "Quando o confrontámos de quem seria a responsabilidade se houvesse prejuízo, respondeu que seria nossa", acrescenta. Apesar disso, a comissão decidiu avançar com a festa sem eventos religiosos.

O gabinete de relações públicas da Diocese confirma que o bispo (que está de férias) mostrou-se surpreendido com a irredutibilidade do pároco e ordenou que a procissão fosse feita. No entanto, o padre só comunicou o novo volte-face no sábado à noite. A comissão alega que já não tinha tempo para preparar o evento no dia seguinte.



PARTILHAR:

Custou 1,7 milhões de euros

Casa do Povo de Barqueiros