Entre verdadeiras lendas do rally a nível global como Ken Block, Timmy Hansen e Sébastien Loeb, Petter Solberg sagrou-se vencedor na abertura do “World RX of Portugal” em Montalegre.

 

Tal como sucedeu em 2014, o mítico norueguês Petter Solberg e atual Campeão do Mundo voltou a triunfar no já “épico” Circuito Internacional de Montalegre. Uma vitória inequívoca, aos comandos do Citroen DS3 Supercar, na abertura do Campeonato do Mundo de Rallycross que reuniu fãs dos desportos motorizados oriundos de todo o país e, inclusive, do estrangeiro.

O tempo também ajudou e perante uma assistência combinada de 20 mil pessoas durante o fim-de-semana, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ficou mais uma vez satisfeita pela aposta que fez na escolha de Montalegre pelo terceiro ano consecutivo para abrir o Campeonato do Mundo de Rallycross.

Na primeira ronda ou etapa do FIA World Rallycross Championship 2016 que decorreu a 16 e 16 de abril em Montalegre, para além da classe rainha, Supercars WRX, decorreram também no domingo as finais de Super 1600 (S1600) e Cross Car.

Nos S1600, Mário Barbosa com o seu Citroen Saxo Kit Car arrancou a ferros um estrondoso e histórico segundo lugar com o apoio irredutível dos largos milhares de espetadores presentes. O piloto luso teve uma partida tecnicamente perfeita, mas foi travado durante duas voltas por um concorrente mais lento, tendo ficado impossibilitado de lutar pela liderança da corrida. No entanto, serviu para mostrar nas seis voltas da final a garra e a excelência ao volante do piloto português, batido só por Ulrik Linnemann num Peugeot 208. Em terceiro e a completar o pódio esteve Timur Shigabutdinov com o seu Renault Twingo.

Com uma excelente organização, digna de campeonatos internacionais de topo, o público não deu nem o tempo como perdido, nem o dinheiro investido nas entradas como mal gasto, apesar de alguns elementos se terem queixado, só inicialmente e antes de terem apreciado um “verdadeiro espetáculo”, dos preços dos bilhetes que variavam entre os 20 e os 30 euros ou, então, 65 euros sábado na bancada VIP e no domingo 75 euros, para quem quisesse cadeiras individuais, bar aberto e uma vista privilegiada do circuito. Quem quis poupar algum dinheiro extra e no caso de planear uma estadia de dois dias, então um passe para o fim-de-semana realmente compensava.

Para além do rally, os espetadores puderam, ainda, usufruir de um contato mais direto com os pilotos através das sessões de autógrafos, de um espetáculo de acrobacia aérea e de outro na pista com “Freestyle & Drift”, para além do “Monster Energy Rig Riot” com as meninas de um dos principais patrocinadores do evento a “aquecerem os motores” de um público maioritariamente masculino, enquanto distribuíam alguns brindes da marca como tshirts e chapéus.

O calendário apresentado prevê o encurtamento do campeonato para 12 provas, registando-se as saídas de dois países, Itália e Turquia, e a entrada de um estreante, a Letónia.
O Mundial continua, para aquela que será a segunda prova do campeonato, dentro de três semanas, no famoso circuito alemão de Hockenheim.

 

VENCEDORES - MUNDIAL RALLYCROSS EM MONTALEGRE

 

2016 - Petter Solberg

 

2015 - Johan Kristoffersson

 

2014 - Petter Solberg

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Primeira edição do Encontro Luso-Galaico de Escritores

Barragens do Alto Tâmega já mexem na economia