Município brigantino garante que com os atuais níveis de consumo, se a situação de seca extrema se mantivesse o concelho de Bragança teria ainda água para mais um ano.

 

Não há motivos para alarme. Quem o garantiu foi o próprio Hernâni Dias, em Conferência de Imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal de Bragança.

Depois de analisada a situação e reunida toda a informação relativa ao abastecimento de água no concelho, o executivo brigantino resolveu convocar a Comunicação Social com o intuito de “sossegar a população”, afiançando-lhe, que não há qualquer motivo para alarme.

Isto apesar da tomada de água da Barragem de Serra Serrada ter sido suspensa a 10 de outubro porque as linhas de água já não alimentavam o sistema de adução, bem como a captação do rio Baceiro e a Estação Elevatória de Cova de Lua terem sido desativadas, a 17 de julho e 30 de agosto, respetivamente, ambas, também, por falta de água, o edil brigantino asseverou que a Barragem de Veiguinhas, tem água suficiente para satisfazer os consumos concelhios durante um ano.

“A Barragem de Veiguinhas, que é o local de onde, neste momento, estamos a ser abastecidos, tem um volume útil na ordem dos quatro milhões de metros cúbicos (m3). No dia 10 de outubro, a reserva estava, ainda, a 100 por cento (%), que foi quando nós começámos a tirar água”, explicou Hernâni Dias, sublinhando que “a estimativa das reservas, com os consumos habituais, dá-nos água para mais de um ano”.

“A tomada de água nesta barragem foi no dia 4 de outubro, estando a abastecer, neste momento, 100% do sistema desde o dia 10 de outubro. Foi a partir deste dia que começámos a consumir água de Veiguinhas”, explicou o autarca.

Quanto ao transporte de água, de julho até à primeira semana de outubro, os Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda levaram água a 39 localidades do concelho de Bragança, no total de 9850 m3, isto é, 9 milhões e 850 mil litros de água.  

No que diz respeito ao consumo diário de água potável na cidade de Bragança é de 8640 m3, o que corresponde a 360m3 de água por hora, segundo dados divulgados por Hernâni Dias na Conferência de Imprensa.

 



PARTILHAR:

Saída de Jorge Gomes motivada pela tragédia dos incêndios

Casa da Companhia Velha classificada Monumento de Interesse Público