Só no distrito de Bragança, são mais de 250 as escolas que têm menos de 10 alunos inscritos. Em aproximadamente 15 localidades do distrito existem mesmo estabelecimentos de ensino que são frequentadas apenas por um aluno. Estas crianças não têm oportunidade de brincar em grupo no recreio, nem de interagir com outro miúdos durante o tempo de aula. A situação já despertou a \"necessidade de reorganização da rede escolar, essencialmente a do primeiro ciclo, com grande número de escolas com menos de 10 alunos\" e a consciência dos pais, professores e do próprio Governo para que seja encontrada uma solução.

O Governo já anunciou que pretende \"realizar, a curto prazo, uma intervenção nesta área, em nome da racionalização de recursos e da melhoria da qualidade da educação proporcionada aos alunos\". A medida governamental poderá passar pelo encerramento das escolas com menos de 10 alunos. Mas o Sindicato dos Professores do Norte (SPN), \"não pondo de lado a possibilidade de organização de centros escolares de média dimensão, defende que qualquer alteração deve ser consensual ao nível da comunidade educativa local (professores, pais, autarcas), garantindo que sejam tidos em conta, acima de tudo, os interesses das crianças\".

Alice Susano, do SPN de Bragança, considera que a manutenção das escolas com apenas um aluno \"não é rentável\". Por isso, o sindicato defende o fecho das instituições que contam com 1,2,3 e 4 alunos. \"A partir daí, a solução tem que ser encontrada caso a caso, e o modelo a ser adoptado tem que se procurar e descobrir na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, para depois ser implantado de Norte a Sul do país\", afirmou a responsável.

Alice Susano lembrou também que \"uma pessoa só não pode socializar-se, não tem o outro para se comparar, para ver o diferente, para ver o igual, nem um espírito de competitividade salutar que é desejada nas escolas. Para além disso, um aluno sozinho, quando chega a uma escola EB2, fica assustadíssimo, tem alguns problemas de adaptação, e normalmente não tem sucesso escolar\".

Durante o debate houve ainda oportunidade para os autarcas da região falarem dos casos dos concelhos que representam. Contribuir para encontrar soluções e alternativas à actual rede escolar foi o objectivo da iniciativa, denominada \"1,2,3,....até 10, que futuro?\", que teve lugar no passado dia 26, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.



PARTILHAR:

Número de adeptos da marcha aumenta na cidade

Encontro de Luso Descendentes