As tradicionais cerimónias religiosas como a Via Sacra com representação viva e a Queima de Judas possibilitaram um maior movimento nas ruas de Macedo de Cavaleiros.

 

A Via Sacra foi o período áureo da Semana da Ressurreição em Macedo de Cavaleiros. A fé e a representação viva dos últimos passos de Cristo levou a que centenas de pessoas se reunissem no “caminho de compaixão” até ao “cume do monte do calvário”. No dia seguinte, sábado de Aleluia, foi retomada a tradição da Queima do Judas, no Prado dos Cavaleiros.

Às tradicionais cerimónias religiosas, em que a Via Sacra voltou a merecer uma representação viva e em que a Queima do Judas foi revitalizada, juntaram-se, este ano, diversas atividades de animação, que possibilitaram maior movimento nas ruas da cidade.

Ao longo dos 10 dias de programa, esteve patente no Jardim 1º de Maio uma exposição de Ovos de Páscoa. Uma mostra de trabalhos propositadamente realizadas por instituições e associações do concelho, entre as quais: Biblioteca Municipal, Biblioteca Escolar, Agrupamento de Escolas - Pólo 1 (Préescolar, 1º e 2º anos); Pólo 2 (3º e 4 anos), Casa de Repouso Afonso, Casa do Professor, Centro D. Abílio Vaz das Neves, Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Projecto Idade Maior/Idade Melhor; Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros e Centro de Dia Padre Susano de Lagoa.

No mesmo loca e embora as condições metereológicas nem sempre o tenham permitido, os mais novos puderam usufruir de um parque de diversões com as habituais guloseimas de Páscoa.

A Semana da Ressurreição foi organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Unidade Pastoral de Macedo de Cavaleiros, Santa Casa da Misericórdia, Operação Armórica, Casa do Professor, Cercimac e Jovens Mic, e em estreita colaboração com a GNR, Bombeiros Voluntários, Agrupamento 602 dos Escuteiros e AJAM.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Protocolos “são um exemplo inspirador”

Competitividade Regional para micro e pequenas empresas