Octa Push, Rui Vargas, Dealema, Rui Veloso e Gabriel o Pensador são, apenas, alguns dos nomes do cartaz da Semana Académica de Vila Real que acontece entre 21 e 27 de abril.

 

Realiza-se, de 21 a 27 de Abril, a Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). Este ano a sua conceção foi revista pela direção da Associação Académica, que convidou vinte e cinco alunos para fazer parte de um “bootcamp” que visou proporcionar aos mesmos a experiência de idealizar todo o conceito e imagem deste evento.

O resultado final passou por “sublinhar o que de melhor tem a academia transmontana, como um ambiente marcadamente académico, aliando-o a um cartaz com nomes sonantes como Rui Veloso e Gabriel o Pensador”, explicou André Coelho, presidente da direção da AAUTAD, que realçou ainda o uso de personagens portuguesas históricas, com o intuito de lhes prestar homenagem, como Rosa Mota, Gago Coutinho e a Padeira de Aljubarrota, entre outras, transformando-as em “versões animadas” para um “cartaz loucamente histórico”.

A programação do cartaz este ano é bastante eclética em termos musicais, numa tentativa de abranger estilos diferentes para agradar a diversos públicos. Assim, pela Semana Académica da UTAD irão passar nomes como HMB, Octa Push, Rui Vargas, Dealema, Toy, Rui Veloso e Gabriel o Pensador.

Depois, há também uma alteração de monta. Uma vez que segunda-feira é feriado, a AAUTAD aposta, no domingo à noite, em concertos de música, sendo que o baile académico irá realizar-se antes, na noite de segunda-feira. “Alteramos a programação habitual de domingo, em que se realizava o baile académico e optamos por capitalizar o feriado de segunda-feira, criando antes uma noite de concertos, dando assim oportunidade à cidade de consumir mais um dia a nossa atividade”, sublinhou o dirigente académico.

Entretanto, a AAUTAD assinou um protocolo com a PSP de Vila Real que visa a realização de diversas campanhas de sensibilização em prevenção de comportamentos excessivos. A primeira campanha a ser realizada, neste âmbito, vai decorrer precisamente durante a semana académica, com o intuito de “consciencializar as pessoas para os consumos neste tipo de eventos, para a segurança a ter na entrada e saída do evento, como a não utilização de viatura e também uma série de recomendações que a Polícia propõe aos estudantes para estes terem em conta nestes dias”. André Coelho assegurou que este protocolo “não é específico para a Semana Académica, mas será iniciado durante esta semana porque faz sentido que o seja, mas é para ser replicado ao longo do ano”.

Para além dos habituais concertos no recinto montado junto à Biblioteca Municipal de Vila Real, da parte da manhã irá realiza-se no sábado a Missa e Bênção das Pastas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e, à tarde, no largo da igreja, irá ter lugar a cerimónia da Queima das Fitas. Na segunda-feira à noite, irá decorrer o Baile Académico e na terça-feira realizar-se-á o rally gastronómico, que alia o tradicional rally das tascas a uma prova de produtos e pratos regionais. Na quarta-feira à tarde, as ruas da cidade de Vila Real irão receber o tradicional Cortejo Académico.
 

 



PARTILHAR:

Melhor, mas aquém das expetativas

Investigador Aguiarense distinguido com prémio Europeu