Carlos Zorrinho visitou Vila Pouca de Aguiar no passado domingo, para presidir às comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros e do 25º aniversário da Federação Distrital dos Bombeiros.

Na altura, o membro do Governo considerou que o voluntariado tem um papel cívico muito importante na sociedade, mas entende que é necessário criar os piquetes permanentes.

"Não se trata de profissionalização dos voluntários, mas sim de um complemento permanente ao voluntariado", explicou o secretário de Estado.

Ainda este ano vão ser feitas seis experiências piloto com a formação de piquetes: em Bragança, Leiria, Castelo Branco, Sintra, Palmela e Vila Nova de Paiva".

Segundo Carlos Zorrinho, se tudo correr bem, para o próximo ano a iniciativa será espalhada por todo o território nacional.

"Pretendemos ter ao longo de todo o país cerca de duas mil mulheres e homens permanentes que possam colmatar os momentos mais difíceis" anunciou o governante.

O secretário de Estado lembrou que em Portugal sempre houve uma cultura de voluntariado nos bombeiros, e, na sua opinião, a "solução não é acabar com ela, mas sim identificar as dificuldades existentes e desenvolver o lado cívico das corporações e ao mesmo tempo tornar mais eficaz a resposta em termos de segurança".

Carlos Zorrinho referiu ainda que o reequipamento e as obras de manutenção e beneficiação dos quartéis vão continuar, mas salientou que, "ainda há muito para fazer a nível da organização das corporações, para que haja uma maior eficácia no uso dos meios existentes".

Segundo o inspector dos bombeiros de Vila Real, João Lima, nas 27 corporações de bombeiros existentes no distrito, há aproximadamente 2.300 voluntários, dos quais 10 por cento são mulheres.

As especializações existentes são o mergulho na corporação do Peso da Régua, Cruz Branca de Vila Real e Mesão Frio, e salvamento em grande ângulo (rapel, slide) nas duas corporações de Vila Real (Cruz Branca e Cruz Verde).

Todas as 27 corporações têm especialistas em transporte de ambulâncias.

As actividades desenvolvidas pelos bombeiros do distrito são o combate ao incêndio, cuidados de saúde e socorros a náufragos.



PARTILHAR:

Farmácia de Izeda

Jovem suicida-se no dia de anos