Várias imagens religiosas foiram furtadas do santuário do Santo Antão da Barca, situado na freguesia de Parada, no concelho de Alfandega da Fé, foi assaltado não se sabendo ao certo em que dia.

Ao que foi possível apurar junto da GNR de Alfândega da Fé, os assaltantes entraram por uma porta lateral daquele santuário depois de a terem arrombado, provavelmente com um pé-de-cabra, objecto que depois abandonaram, ao tudo indica, segunda as autoridades locais, por esquecimento junto aquela porta arrombada.

Inconformado com o assalto, por terem furtado imagens religiosas muito apreciadas na localidade, Paulo Freitas, presidente da comissão de Festas do Divino Senhor da Barca, admite que \" o furto poderia ter ocorrido entre as passadas segunda e quinta-feira, pois só no passado dia 7, feriado, foi dado o primeiro alerta para as autoridades.\"

\" Na segunda-feira eu passei por cá para ver como estavam as coisas e não havia sinal da falta de nenhum objecto religioso,\"avançou Paulo Freitas ao JN, preocupado com a falta de segurança da maioria dos templos religiosos transmontanos. Insegurança que leva alguns sacerdotes a admitirem a possibilidade de colocarem réplicas no lugar das obras originais para assim evitar a cobiça dos ladrões.

Do interior daquele santuário, localizado num local isolado na margem direita do rio Sabor, foram furtadas três imagens, duas do século XVIII e outra mais recente, além de castiçais e de outras peças de arte sacra muito valiosas.

Muitos moradores daquela localidade transmontana, contactados pelo JN; mostravam-se, ontem, chocados com o furto, sobretudo tendo em conta que a imagem do Divino Santo Antão é muito venerada pelas populações ribeirinhas dos concelhos do Baixo Sabor Alfândega da Fé, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

De salientar o facto de por se encontrar isolado, aquele antuário não tem sistemas de segurança pelo que torna fácil entrar na capela.

A GNR tomou conta da ocorrência mas a investigação transitou agora para as competências da Polícia Judiciária, que foi anteontem ao local recolher vestígios.



PARTILHAR:

Senhora das Neves

Rovcaninn responde por oito crimes