O primeiro-ministro, José Sócrates, vai ficou a conhecer, em Vila Flor - no âmbito da sua visita de dois dias ao distrito de Bragança - os investimentos que têm sido feitos no âmbito do Plano de Regadio do Vale da Vilariça, que engloba propriedades agrícolas dos concelhos de Vila Flor, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.

E também deverá ser recordado que, apesar de iniciado na década de 60 do século passado, aquele plano ainda não está concluído. Mais que se tivesse sido terminado antes, os agricultores de um dos vales mais férteis do país teriam conseguido salvar as suas culturas no Verão seco de 2005.

Para além das barragens da Burga, Salgueiro e Santa Justa - esta última apenas começou a encher em meados do passado mês de Fevereiro -, situadas no bloco Norte, falta construir, no bloco Sul, as barragens da Ribeira Grande e do Arco. A boa notícia é que, segundo o presidente da câmara vilaflorense, Artur Pimentel, \"já começaram os trabalhos para a sua construção\".

Chuva deu ajuda

Cansados de tanta espera, os agricultores voltaram a temer nova seca este ano, mas as chuvas dos últimos dois meses afastaram os piores receios, devolvendo-lhes a confiança. No entanto, algumas árvores fruteiras deverão ainda ressentir-se dos malefícios provocados pela seca do ano passado.

De acordo com o presidente da Junta de Agricultores do Vale da Vilariça, Fernando Brás, a água armazenada até agora nas barragens de Santa Justa, Burga e Salgueiro \"ainda não garante a rega durante todo o próximo Verão\", mas confia que esse objectivo ainda possa vir a ser alcançado.

A barragem de Santa Justa, cujo enchimento se iniciou com quase dois anos de atraso, e só depois de muitos protestos dos agricultores, já atingiu o primeiro nível de água.

Só que não vai passar daqui até que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto da Água concluam a análise ao comportamento dos aterros perante a pressão da água.

A segurança é tida como um ponto fundamental num equipamento que tem uma capacidade para armazenar três milhões e oitocentos mil metros cúbicos de água.

Transferir água

Até que seja autorizado o enchimento da barragem até ao segundo nível, Fernando Brás pretende que toda a água despejada de Santa Justa seja canalizada para a barragem do Salgueiro, cujo nível subiu pouco nos últimos dois meses, apesar da chuva. Graças a Santa Justa poderá subir o nível para valores mais tranquilizantes.

A barragem da Burga, que em 2005 chegou a estar quase vazia, já terá ultrapassado metade da sua capacidade, esperando-se que, se ainda vier mais chuva durante esta Primavera, possa encher.

Apoio ao ministro

Na deslocação a Vila Flor, José Sócrates vai fazer-se acompanhar do ministro da agricultura, Jaime Silva, que terá à sua espera uma manifestação de apoio da Associação de Agricultores de Trás-os-Montes. Esta entidade convidou os lavradores da região para demonstrar ao governante o seu apreço pela \"coragem demonstrada na defesa dos pequenos agricultores das garras dos grandes tubarões, que querem ficar com todos os subsídios\", pode ler-se num comunicado.



PARTILHAR:

Central térmica de Sayago

«Procedimento conflituoso»