O Parque Urbano de Murça, uma obra que teve um investimento de 1,3 milhões de euros, é inaugurado na quinta-feira, dia em que decorre a tradicional festa de homenagem aos emigrantes daquele concelho transmontano, anunciou a autarquia local.

O presidente da autarquia, João Teixeira, referiu que este parque de \\"lazer e de promoção\\" do município está enquadrado no Programa de Regeneração Urbana e vai ser \\"a verdadeira sala de visitas\\" de Murça.

A obra integra ainda um posto de venda de produtos locais e regionais, um espaço de parqueamento de autocarros e prevê, numa segunda fase, a reformulação da zona contígua à Adega Cooperativa de Murça e Jardim Herói Milhões.

O parque foi construído com materiais da região, como o granito e o xisto, de forma a integrar-se na paisagem.

A festa de inauguração foi programada para 09 de agosto, no mesmo dia em que decorre a tradicional Festa do Emigrante.

\\"Esta é uma obra inaugurada pelos representantes do povo de Murça e para que a população da vila e do concelho, dela usufruam\\", afirmou João Teixeira.

Tal como muito outros concelhos transmontanos, Murça é um concelho de emigrantes e, por isso mesmo, a sua população praticamente duplica no mês agosto, quando regressam à terra natal.

Muitos naturais deste município espalharam-se por países como Luxemburgo, França ou Suiça à procura de melhores condições de vida.

A aldeia de Fiolhoso, no concelho de Murça, é mesmo conhecida como \\"a mais luxemburguesa de Portugal\\", visto que a maioria dos seus emigrantes rumou até aquele país.

Durante o ano a freguesia não terá mais de 200 habitantes, já no verão, a aldeia ganha nova vida com a chegada de centenas de emigrantes.

A emigração para o Luxemburgo começou nos anos 60 e, no início dos anos 70, os portugueses já eram a maior comunidade de estrangeiros no país. São atualmente quase 18 por cento da população, estão espalhados por todo o país e todos os anos continua a haver uma nova vaga de emigração portuguesa.

\\"Esta obra é uma homenagem a todos aqueles que ao longo da vida e da história deram o melhor de si para o desenvolvimento do município e concelho de Murça\\", sustentou o presidente da autarquia.



PARTILHAR:

Fundações

37,3 milhões de euros