Certame Sabores de Chaves – Pastel e Festival Identidades atraíram mais de 35 mil visitantes, enquanto o 3º Concurso “Pastel de Chaves XXL” apurou o maior Pastel de Chaves alguma vez confecionado.

 

O Jardim Público da cidade flaviense encheu-se de vida no passado fim de semana com o evento “Sabores de Chaves – Pastel”, onde esta iguaria flaviense foi rei, aliado a muita animação e música tradicional com o “Festival Identidades”. Esta combinação, considerada de sucesso pela autarquia, atraiu mais de 35 mil visitantes, não só locais, mas de várias cidades portuguesas, entre as quais Porto, Braga, Coimbra e Lisboa, assim como milhares de espanhóis que cruzaram a fronteira para deliciar-se com os sabores flavienses, nomeadamente, do já icónico pastel de Chaves.

Num certame que cresce a olhos vistos de ano para ano, esta edição superou as expetativas da organização, não só pelo número de visitantes como, também, pela quantidade vendida de pastéis batendo todos os recordes em relação a anos anteriores.

Quem também esteve no local em visita oficial à feira foi o presidente da Câmara Municipal, juntamente com diversas entidades e individualidades locais, dando as boas-vindas, quer aos expositores participantes, quer aos milhares de visitantes. Para António Cabeleira, apesar de ser uma iniciativa registada pelo município, trata-se de promover a marca “Sabores de Chaves” e de valorizar a região e os seus produtos, procurando, ainda, alargar a sua rede de contatos para que os produtos possam chegar além-fronteiras.

Este ano, a animação musical foi garantida pelo recém-criado projeto “Identidades”, organizado pela Academia de Artes de Chaves, projeto Enraizarte e Associação Indieror. Em complemento com a mostra “Sabores de Chaves – Pastel”, o festival criou um ambiente único, onde as atuações de grupos de renome, a divulgação da música tradicional e a mostra de novos projetos musicais se associaram à venda, exposição e prova dos sabores e saberes tradicionais.

O ponto alto do evento decorreu sábado à noite com a atuação da banda “Diabo na Cruz”, que levou o público mais jovem ao rubro. O festival reuniu bandas portuguesas e espanholas com atuações de Daniel Cristo, Itacaband, Kumpania Algazarra, entre outros grupos mais ou menos conhecidos.

Já o terceiro Concurso “Pastel de Chaves XXL” apurou o maior Pastel de Chaves alguma vez confecionado. Após o sucesso nas duas edições anteriores, este ano voltou a realizar-se o concurso do “Pastel de Chaves XXL”, onde foram confecionados pastéis de grandes dimensões. O concurso contou com a participação de empresas locais que tentam sempre superar o desafio de confecionar o maior Pastel de Chaves alguma vez produzido.

O pastel vencedor eleito XXL superou os 2 metros com 210 centímetros de comprimento, ultrapassando em muito a marca da edição anterior de 164 cm. Esta iguaria gigante resultou da parceria entre a empresa Produtos Alimentares Carina e a Padaria Barroso. No final, os pastéis confecionados no âmbito deste concurso foram dados a degustar aos visitantes do certame, que provaram o sabor típico desta iguaria, feita de uma massa estaladiça e folhada, combinada com um recheio apurado de carne de vitela picada.

Esta 4.ª edição do “Sabores de Chaves – Pastel”/Festival Identidades foi organizada pela Câmara Municipal de Chaves e empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, em colaboração com a Academia de Artes de Chaves e a Associação Empresarial do Alto Tâmega.
 

 



PARTILHAR:

Concluidas obras de melhoria da eficiência energética

AAUTAD entrega água e cereais aos bombeiros de Vila Real