A associação ambientalista Plataforma Sabor Livre está a organizar um encontro para os próximos dias 10 e 11, junto à ponte de Remondes, em Mogadouro, para contestar a construção da barragem do Baixo Sabor.

A iniciativa, que surge numa altura em que a Comissão Europeia está a analisar o processo daquele empreendimento hidroeléctrico do Baixo Sabor, está a ser divulgada através de mensagens de telemóvel e via Internet, alertando para a movimentação.

A associação pretende demonstrar como um rio de águas rápidas, como é o Sabor, pode ser aproveitado para uma série de iniciativas ligadas ao desporto de aventura e chamando a atenção para o facto de se tratar de um ecossistema que é um \" verdadeiro museu vivo\".

O rio Sabor é uma área classificada como Rede Natura 2000 e Zona de Protecção Especial, segundo directivas comunitárias. Caso se cumpra a vontade do Estado, a barragem que irá \"afectar cerca de 50 quilómetros de um dos poucos rios selvagens\".

Os quatro municípios do Baixo Sabor (Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros) uniram-se contra os ambientalistas, argumentando que trará desenvolvimento.



PARTILHAR:

Entre Falperra e Fortunho

«O caso ainda está em análise»