A décima edição da Feira Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar está a atrair chefes de cozinha portugueses para, durante os dois dias da feira, cozinhar ao vivo com várias demonstrações sobre «Mil maneiras de preparar cabrito, castanha e cogumelos».

Esta forma de «show cooking» visa atrair novos públicos ao elevar a oferta qualitativa, e de que é exemplo, no sábado, o Jantar Gourmet ao som da Bossa Nova. Os almoços nos dois dias da feira são liderados por chefes de cozinha e chefes de mesa da região (escola profissional de Chaves). Estas refeições decorrem no Mercado Municipal.

Para o presidente da Câmara Municipal, Domingos Dias, a feira visa «impulsionar os nossos produtos locais e dinamizar dezenas de pequenas economias familiares da comunidade local».

Os visitantes também poderão apreciar as iguarias gastronómicas deste certame regional, nas instalações dos restaurantes concelhios que se associarem ao evento (divulgação de restaurantes com pratos temáticos).

A vertente mais tradicional da feira tem pela primeira vez petiscos regionais com cabrito, castanha e cogumelos que podem ser saboreados, desde o início da tarde de sábado até à meia-noite, no recinto da feira. Na tarde de domingo, os visitantes são convidados a apreciar um rebanho tradicional de cabras bravias e a participar num magusto popular com música tradicional.

O mercadinho de produtos locais com 15 expositores ligados às castanhas, cogumelos, mel, hortícolas, compotas e outros doces vão dinamizar a feira gastronómica que também vai promover concursos de castanhas, de doçaria de castanha, e outras actividades económicas e culturais.



PARTILHAR:

Aldeia vinhateira de Favaios

Continuidade decide-se dia 11