A Associação Cultural e Desportiva de Santo Antão de Romariz (ASSAR), no concelho de Vinhais, está a transformar o antigo forno da telha comunitário e uma casa tradicional da aldeia num núcleo museológico.

O projecto, orçado em cerca de 47 mil euros, é financiado pelo programa Leader + e deverá estar concluído no final do próximo mês de Junho.
Recorde-se que o fabrico da telha é uma actividade histórica na aldeia de Romariz, onde as gerações antigas procuravam complementar os rendimentos extraídos da agricultura.

Os tempos mudaram e esta actividade acabou há cerca de meio século, mas as infra-estruturas utilizadas pela população resistiram ao passar dos anos e vão conhecer, agora, uma nova função. Assim, os mais novos vão poder conhecer os contornos históricos do fabrico da telha, que, em tempos, serviu para cobrir muitas casas das redondezas.

No que toca às melhorarias na localidade, destaca-se, ainda, a inauguração das obras de beneficiação da Igreja Paroquial, que decorreu no domingo de Páscoa. O convívio entre a população continuou com a Visita Pascal, destacando-se a mesa comunitária da ASSAR, onde não faltaram os tradicionais canelões, talassas, licores e laranjas.



PARTILHAR:

Nasceu a grande urbe do Douro

Maratona de Inaugurações