«Vastus I» é Bastos, Zeferino Bastos, chefe do Agrupamento de Escuteiros de Carrazeda de Ansiães. Durante três dias reinou no meio de dezenas de dirigentes escutistas de várias zonas do país, reunidos naquele concelho para comemorar o seu «Dezito».

A investidura de \"Vastus I\" ocorreu ontem, na igreja de S. Salvador, na vila amuralhada de Ansiães. O curto reinado termina já hoje, quando todos regressarem a casa.

O \"Dezito\" é o dia não-oficial dos dirigentes escutistas. Ocorre no intervalo do chamado \"Dia D\" (Dia do Dirigente), que só se realiza de dois em dois anos e que obriga a uma pesada estrutura logística, dada a afluência de cerca de um milhar daqueles responsáveis. O \"Dezito\" assume um espírito semelhante, mas a menor dimensão dá-lhe um caracter mais familiar. Dirigentes dos distritos de Bragança, Braga, Viseu e Coimbra participaram no deste ano.

A recriação medieval da subida ao poder do rei é uma consequência do \"plano imaginário em que funcionam muitas das iniciativas dos escuteiros\", referiu Manuel Correia, chefe dos escuteiros de Mirandela. Daí que o grupo procurasse vestir-se a rigor para uma cerimónia que incluiu uma missa. Zeferino Bastos sentiu-se \"bem\" na pele de um rei, e mais ainda por ter subido ao trono num castelo, mesmo que para um curto reinado de Ansiães.

No final da festa, um repasto à base de caldeirada de cabrito aguardava o grupo de dirigentes. \"Viemos carregar baterias para que a nossa fé no escutismo não desfaleça\", adiantou Manuel Correia.

\"Um convívio e troca de experiências sem a preocupação de estar a orientar escuteiros mais novos\", acrescentou por sua vez o chefe Bastos. No próximo ano, haverá \"Dia D\" e será comemorado em Setúbal.



PARTILHAR:

Mirandela 4 - Feirense 5 (g.p.)

Cabrito e castanhas à mesa