O mau tempo que ontem se fez sentir no distrito de Bragança deixou diversas localidades parcialmente isoladas.
O caso mais grave teve lugar na Frieira, concelho de Bragança, onde o aumento do caudal da ribeira que atravessa a aldeia dividiu a povoação. A água galgou a ponte nova da localidade e impediu a circulação de veículos pesados. Quem quis passar de uma margem para a outra, teve de utilizar a ponte velha, que só suporta a circulação de ligeiros e peões. Alem disso, a agua rondou as instalações do centro de dia e duma capela situada junto a ribeira.
Outra das situações mais críticas ocorreu no concelho de Vinhais, na estrada municipal que liga a EN 103 e aldeia de Rebordelo `as aldeias da zona de Lomba. A água galgou o pontão de Vale de Armeiro, sobre o rio Rabaçal, dificultando o acesso das populações de Vilar de Lomba e S. Jumil a Rebordelo, onde funcionam os serviços médicos daquela zona do município. Quem quis chegar da Zona de Lomba a Rebordelo foi obrigado a dar uma volta de cerca de 30 quilómetros, para chegar `a EN 103, através de Sobreiro de Cima.
A situação não devera ficar resolvida hoje, já que ao final da tarde de ontem as águas do Rabaçal continuavam a subir, arrastando troncos de árvores, inclusive.
No concelho de Vimioso, a queda duma pedra de grandes dimensões condicionou o trânsito na EN 218, junto a ponte sobre o rio Maças, durante grande parte da manhã.
No concelho de Mirandela, a subida do rio Tua apanhou a população de surpresa. Na cidade, há registo de inundações em casas, garagens, parque de estacionamento junto ao rio, avenida de Nossa Senhora do Amparo, rua da República e em toda a zona verde.
Ao final do dia, a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários procediam `a vedação das zonas mais críticas para que nenhum automobilista fosse surpreendido pela subida das águas.
Durante o dia, os soldados da paz removeram as roloutes estacionadas no parque de campismo municipal, situado próximo da confluência dos rios Tuela com o Rabaçal, os cursos de água que formam o rio Tua.
No Cachão, a poucos quilómetros de Mirandela, o aumento do caudal do Tua obrigou uma família de quatro pessoas a abandonar a sua habitação, pelo que a Protecção Civil Municipal esta a tomar medidas preventivas nas aldeias ribeirinhas, nomeadamente Frechas, Miradeses, Monteiro. Alem disso, há registo de derrocadas na linha do metro de superfície, que chegou a estar interrompida.
Ainda no município bragançano, a EN 103-7, que liga a Bragança a fronteira do Portelo também esta condicionada, devido ao aluimento de terra e queda de pedras em alguns locais da via.
Já no concelho de Moncorvo, o caso mais grave ocorreu na estrada que liga o cruzamento de Portela e a aldeia da Horta da Vilariça, devido `a subida do caudal do rio Sabor.
O CCO de Macedo de Cavaleiros registou ainda inundações em garagens nos concelhos de Vila Flor, Bragança e Vimioso.



PARTILHAR:

Melhoria do tempo

Secundaria de Macedo em obras