Um pastor de 19 anos matou ontem com um disparo de revólver um idoso de 88 anos na aldeia de Rio Mau, em Cerva, concelho de Ribeira de Pena. O crime ocorreu de madrugada e a única testemunha do homicídio é a mulher da vítima, de 83 anos, que, imobilizada numa cama depois de sofrer recentemente uma trombose, apenas ouviu o jovem a exigir dinheiro ao idoso. Como este recusou levou um tiro na cara, sucumbindo já no Hospital de Vila Real.

Ontem de manhã a aldeia estava em estado de choque. Manuel Gonçalves Gaspar perdeu muito sangue e esteve bastante tempo a agonizar no chão, junto à porta da sua casa, local onde ocorreu o disparo. \"Eu ouvi o tiro e vi-o a cair devagarinho no chão, vi logo que estava magoado. Gritei muito para as pessoas virem acudir, mas só apareceu alguém para ajudar já passava das quatro da manhã\", contou ao DN Maria Guerra, ainda sem saber da morte do marido.

\"Ela julga que ele ficou apenas ferido e que vai voltar para casa\", revelou Marília Guerra, neta do casal, emigrante no estrangeiro e de férias na localidade. Marília esperava a chegada de uma tia para a dolorosa notícia ser comunicada à idosa.

Quanto a Rui Miguel, o presumível homicída, residente na mesma aldeia, ninguém encontra explicação para o sucedido. Pastor, passa o tempo com as cabras do avó, com quem vive juntamente com os pais. Foi detido pela GNR de Ribeira de Pena, que teve de arrombar a porta para deter o jovem que se estaria a dormir.

De manhã, Maria Guerra comia a sopa dada por Célia Magalhães, que ao serviço da Santa Casa da Misericórdia ali presta apoio domiciliário. E recordava os acontecimentos da madrugada: \"Estávamos na cama e ouvimos bater à porta. Eram 03.30. Do lado de fora pediam um alicate para arranjar uma mota. O meu marido foi à gaveta, tirou um alicate e foi lá entregar\", conta a idosa. Pouco depois o jovem voltou, para espanto do idoso e disse: \"E agora o dinheiro\". Manuel Gaspar disse que não tinha. \"Foi então que levou um tiro que lhe atravessou a cana do nariz\", relata a mulher.

\"O rapaz só pode ter bebido, pois conhece estas pessoas e sabe, até pela forma como vivem, que não têm dinheiro\", salienta Maria Cristina Cruz, vizinha que faz questão de contar que ainda no dia anterior viu \"o senhor Manuel à janela - onde passava horas a olhar para a rua para ver se falava com alguém - a comer pão\". Rui Manuel foi levado para Vila Real, onde ficou detido. Amanhã será presente a tribunal.



PARTILHAR:

Concurso de professores atrasado na Suíça

Agora faltam os meios...